Defesa Civil: Chuva forte transforma escadaria de igreja em ‘cachoeira’ em cidade de SC

Defesa Civil registrou mais de 80 ocorrências até as 18h, com 62 mm de chuva no município de Gaspar, no Vale do Itajaí. Oito bairros foram afetados, com alagamentos, quedas de árvores e 40 casas destelhadas

Granizo em Bom Jardim da Serra, na Serra, Jaraguá do Sul, no Norte, Blumenau, no Vale do Itajaí, e Nova Trento, na Grande Florianópolis. –  Foto: Reprodução/Redes sociais.

A chuva forte provocou estragos em cidades do Vale do Itajaí e do Norte de Santa Catarina na tarde desta quinta-feira (8). Gaspar foi uma das mais afetadas e a grande quantidade de água chegou a formar uma “cachoeira” na escadaria de uma igreja da cidade. Até as 18h, a Defesa Civil registrou mais de 80 ocorrências e um acumulado de 62 mm de chuva no município. Pelo menos oito bairros foram afetados, com alagamentos, quedas de árvores e cerca de 40 casas destelhadas.

Em um posto de combustíveis, a cobertura desabou sobre carros, assustando clientes e funcionários. Um dos veículos atingidos estava parado porque o motorista buscou abrigo da chuva. Ninguém ficou ferido.

No mesmo bairro, duas casas também foram danificadas. Em uma delas, o muro caiu quase totalmente. Na outra, um deslizamento atingiu parte da estrutura.

OUTRAS CIDADES

Blumenau também teve chuva forte. No bairro Itoupava Central, choveu 41 milímetros em duas horas. Apesar do volume, os danos foram menores, com registro de quedas de árvores.

No Norte do estado, Jaraguá do Sul acumulou cerca de 92 milímetros de chuva até às 18h. O bairro Ilha da Figueira foi o mais afetado, com queda de árvore e destelhamento. Guaramirim, cidade vizinha, também contabiliza prejuízos causados pelo temporal.

QUEDA DE GRANIZO

Foi registrado granizo em Bom Jardim da Serra, na Serra, Jaraguá do Sul, no Norte, Blumenau, no Vale do Itajaí, e Nova Trento, na Grande Florianópolis. Em Jaraguá do Sul, também houve o registro de alagamentos, queda de árvore e destelhamentos, segundo a Defesa Civil municipal.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

A Defesa Civil divulgou recomendações sobre o que fazer em caso de mau tempo. Os telefones de emergência são 193, para o Corpo de Bombeiros, e 199, para a própria Defesa Civil.

Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos; não dirija em locais alagados; em alagamentos, evite contato com a água; evite caminhar ou andar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a rodovia; durante os ventos mais fortes, busque um local abrigado; o local abrigado deve ser longe de janelas, árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados.

 ———————————

Por Sofia PontesJoana Caldas, Lincoln Pradal, g1

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
ESPECIAL DE NATAL
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos