A deputada Anna Carolina Martins (PSDB) está empenhada na busca de recursos para a conclusão das obras de ampliação do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Ela já se reuniu com os secretários de Saúde, Helton Zeferino, e da Casa Civil, Douglas Borba, para tratar da questão. Conforme a deputada, o governo do Estado irá repassar R$ 2,1 milhões durante o mês de março para a retomada das obras. “Estamos acompanhando esse processo que agora só depende do repasse pela Secretaria da Fazenda”.
Uma indicação apresentada pela parlamentar solicitando ao governador Carlos Moisés urgência na liberação de recursos que garantam a finalização da obra e aquisição de equipamentos e mobiliário foi aprovada pelo Plenário da Assembleia Legislativa.
A ampliação do hospital, com a construção do Complexo Madre Teresa, se arrasta desde 2012. Com 88% concluída, a obra da nova torre de 15 andares está parada desde novembro de 2018. Com a ampliação o hospital passará a ter 614 leitos hospitalares – 89% dos atendimentos realizados hoje na unidade são pelo SUS.
“Queremos a concretização da ampliação do Hospital Marieta, com o dobro de leitos, sendo o maior hospital de Santa Catarina e atendendo a população dos 11 municípios da região da Amfri com a qualidade que ela merece”, afirma Anna Carolina.
Prevenção contra o câncer
A deputado Anna Carolina Martins também cobra do governo do Estado a substituição do atual aparelho de mamografia instalado no Hospital Marieta Konder Bornhausen, que é analógico, por um equipamento digital. Cerca de 200 mulheres fazem exame de mamografia todos os meses na unidade.
Além de melhorar a qualidade da imagem, o equipamento digital é mais muito mais ágil. “Estamos falando de um equipamento que custa cerca de R$ 800 mil, que produz imagens em 14 segundos, enquanto o atual, quando não está quebrado ou em manutenção, demora 30 minutos. O câncer de mama é o segundo tipo da doença que mais mata no Brasil. Atender mais mulheres, significa salvar mais vidas”, afirmou a deputada na tribuna da Assembleia Legislativa.