ENCONTRADOS DESTROÇOS DO AVIÃO QUE DESAPARECEU NA REGIÃO DE JOINVILLE

O bimotor com duas pessoas a bordo caiu após tentar pouso e arremeter em aeroporto local. Não houve sobreviventes.

O avião de pequeno porte que estava desaparecido na região de Joinville, Santa Catarina, foi encontradono início da manhã desta terça-feira (4) em uma área de mata, próxima à SC-416 entre Garuva e Itapoá. De acordo com informações iniciais, duas pessoas estavam a bordo da aeronave. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve sobreviventes. O bimotor fez contato com a torre de Joinville por volta das 18h para uma tentativa de pouso, mas desapareceu pouco tempo depois.

Por meio de nota, a Polícia Científica de Santa Catarina confirmou que dois corpos foram recolhidos no local do acidente e levados para a Superintendência Regional de Polícia Científica em Joinville. Não foi possível identificar os corpos por meio da coleta de impressões digitais e será feita a análise das arcadas dentárias das vítimas. Caso não seja o suficiente, serão feitos exames de DNA. Ao GLOBO, a família do empresário Antônio Augusto Castro confirmou que ele estava a bordo da aeronave.

QUAL ERA O DESTINO DO AVIÃO?

Local onde os destroços de avião que desapareceu na região de Joinville (SC) foram encontrados — Foto: Reprodução Maps.

A aeronave, modelo Baron 95-B55 e matrícula OS-bdw,saiu de Governador Valadares (MG) pouco depois das 14h e tinha previsão de pouso em Florianópolis três horas depois. Segundo informações do Aeroporto de Joinville, o avião não tinha pouso previsto no aeródromo. Apesar disso, a concessionária responsável pelo aeroporto confirmou que o piloto entrou em contato com a equipe de controle aéreo por volta das 18h de ontem, mas, minutos depois, o contato foi perdido.

— Ainda por motivo desconhecido, ela [aeronave] optou por descer no aeródromo de Joinville, acabou arremetendo, vindo posteriormente a cair na região de Barrancos, região limítrofe dos municípios de Itapoá e Garuva. Nossas equipes, juntamente com a FAB, estavam buscando essa aeronave. Durante a madrugada, ela foi localizada. Infelizmente, não houve sobreviventes na queda. Nossa informação inicial é que são duas vítimas — detalhou o capitão Ricardo Aberto Dummel, do 7°BBM. Agentes estão a caminho da região onde foram achados os destroços para fazer uma perícia.

COMO ESTAVA SITUAÇÃO DE AVIÃO?

A aeronave estava regular para fazer voos, segundo o status de operação do avião que aparece no sistema de consulta do RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), mantido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A companhia apontada como a dona do avião no RAB se chama Conserva de Estradas LTDA. O modelo da aeronave comporta ao todo seis pessoas.

AVIÃO TINHA QUANTAS PESSOAS A BORDO?

Após buscas aéreas feitas pela Força Aérea Brasileira (FAB) durante a madrugada, com equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil por terra, os destroços do avião foram achados. Duas pessoas estavam a bordo da aeronave. O CBMSC informou que é um local de mata fechada, ribanceira e por isso, conta com apoio de duas equipes, a de Garuva e a de Itapoá, para retirada das vítimas do interior da aeronave.

– A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada, nesta segunda-feira (03/06), a respeito do desaparecimento da aeronave de matrícula PS-BDW, em Santa Catarina (SC). Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, e um helicóptero H-36 Caracol, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8° GAV) – Esquadrão Puma, foram acionados para iniciar as buscas, que são coordenadas pelo SALVAERO Curitiba – afirma nota da FAB.

Por Elaine Neves, Júlia Cople, Filipe VidonPaulo Assad  — Rio de Janeiro

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
ESPECIAL DE NATAL
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos