Um feriadão de quatro dias, com a Páscoa no meio, é ‘prato cheio’ para sair da programação alimentar e exagerar nas comidas típicas do período e nos chocolates. Mas, é possível voltar à rotina saudável e minimizar os prejuízos dos exageros gastronômicos
Após a fartura de chocolates e pratos típicos da Páscoa e do feriadão prolongado, é comum sentir o corpo mais pesado e a rotina alimentar um pouco desregulada. Mas calma! O retorno aos hábitos saudáveis é possível depois de exagerar na comida e nos doces. A médica nutróloga, Fernanda Vasconcelos, fundadora do Instituto Qualitté, fala como reencontrar o equilíbrio nutricional.
“É importante lembrar que apenas um final de semana de excessos não vai arruinar uma alimentação equilibrada construída ao longo do tempo. O foco agora deve ser retomar os hábitos saudáveis”, tranquiliza Fernanda Vasconcelos.
A especialista explica que o primeiro passo é reidratar o corpo. “Aumente a ingestão de água ao longo do dia. Muitas vezes, a sensação de fome após os excessos pode ser confundida com a desidratação”, orienta. Chás de ervas sem açúcar também são boas opções.
No cardápio dos primeiros dias pós-Páscoa, a Dra. Fernanda Vasconcelos recomenda priorizar alimentos frescos e leves. “Invista em frutas, verduras e legumes da estação. Especialmente, associados à integrais como o farelo de aveia e sementes como a chia, para aumentar a fibra e a proteína da refeição, além do ômega 3. Eles são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a regular o organismo e promovem a saciedade”, explica. Saladas coloridas, sopas leves e preparações cozidas ou assadas com mínimo óleo são excelentes escolhas.
As proteínas magras também devem marcar presença nas refeições. “Peixes, frango sem pele, ovos e leguminosas como soja, lentilha e grão de bico são importantes para a recuperação muscular e para manter a saciedade por mais tempo”, afirma a nutróloga.
Em relação aos carboidratos, a orientação é optar pelas versões integrais. “Pães integrais, arroz integral, quinoa e batata doce liberam energia de forma mais gradual, evitando picos de glicemia e contribuindo para um maior controle da fome”.
Atenção com alguns alimentos
Por outro lado, alguns alimentos merecem atenção redobrada neste período de retomada. “É ideal evitar alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares, que podem sobrecarregar o organismo e dificultar a digestão”, alerta a médica. Bebidas açucaradas, frituras, embutidos e doces em geral devem ser evitados no geral, assim como o álcool.
A Dra. Fernanda Vasconcelos enfatiza que a paciência e a moderação são as chaves para o sucesso. “Não se cobre demais por eventuais deslizes. O importante é manter a consistência e focar em escolhas saudáveis na maior parte do tempo. O corpo leva um tempo para se reequilibrar, então seja gentil com você mesmo”, finaliza.
Dicas para a retomada alimentar:
Alimentos preferenciais:
– Frutas frescas (melão, melancia, abacaxi, morango)
– Verduras e legumes (folhas verdes, brócolis, couve-flor, abobrinha, cenoura)
– Proteínas magras (peixe, frango sem pele, ovos, leguminosas como grão de bico e lentilhas)
– Carboidratos integrais (quinoa, arroz integral, pão integral, batata doce)
– Chás de ervas sem açúcar
Água
Alimentos a serem evitados (ou consumidos com moderação):
– Bebida alcoólica
– Alimentos ultraprocessados
– Frituras
– Embutidos
– Bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos industrializados)
– Doces em geral
– Alimentos ricos em gordura saturada
Por TG Comunicação – Assessoras de Imprensa – Tais Gomes e Chris Coelho
Coluna Klug em Foco




























