Fila desde a madrugada e apenas 20 senhas: moradores denunciam caos no atendimento do Posto Central de Navegantes

Pacientes relatam falta de informação, desgaste físico e emocional, e dificuldade para conseguir encaminhamento médico; idosos passam horas em pé sem garantia de atendimento

Moradores de Navegantes denunciaram, nesta semana, a situação crítica do atendimento no Posto Central de Saúde do município, onde pacientes precisam chegar ainda de madrugada para tentar conseguir uma das apenas 20 senhas disponibilizadas por dia para consulta médica e encaminhamentos especializados, como ortopedia.

Segundo relato colhido no local, um morador chegou às 5h50 da manhã, já encontrando uma longa fila formada. No entanto, não há qualquer sistema de informação prévia que esclareça quem será atendido no dia, se há consultas previamente agendadas ou se o comparecimento resultará apenas em novo agendamento para semanas seguintes.

– A gente fica na fila sem saber se vai ser atendido ou não. Os funcionários não informam nada. Só depois dizem que acabou a senha e que tem que voltar na próxima quinta-feira – relatou um paciente.

ATENDIMENTO RESTRITO POR REGIÃO E DIAS ESPECÍFICOS

Outro ponto criticado pelos usuários é que o atendimento ocorre apenas em determinados dias da semana, de acordo com o endereço do paciente. Moradores de algumas regiões só podem tentar atendimento às quintas-feiras, o que gera concentração de pessoas e aumenta ainda mais a disputa por senhas.

Na prática, muitos pacientes saem de casa de madrugada, enfrentam horas de espera e voltam para casa sem atendimento, tendo que repetir o processo na semana seguinte.

IDOSOS E PACIENTES VULNERÁVEIS SOFREM MAIS

Durante a manhã, o clima no local era de revolta e exaustão. Imagens feitas no local mostram idosos visivelmente estressados, alguns passando mal devido à espera prolongada, sem estrutura adequada, sem assentos suficientes e sem previsão clara de atendimento.

– É desumano. Tem senhora de idade em pé, passando mal, só para ouvir que não vai ser atendida hoje – disse outro morador.

POPULAÇÃO PEDE SOCORRO ÀS AUTORIDADES

Diante da situação, pacientes afirmam que tentaram contato com vereadores do município e outras autoridades, pedindo intervenção urgente. O sentimento predominante entre os usuários é de abandono e descaso com a saúde pública. “O povo está pedindo socorro. Isso aqui precisa mudar. Tem que sacudir o município para andar na linha”, desabafou um dos presentes.

PROBLEMA RECORRENTE NA SAÚDE PÚBLICA

Moradores afirmam que a precariedade no atendimento não é um caso isolado, mas um problema recorrente na rede municipal de saúde, especialmente nos postos com maior demanda. A falta de organização, transparência e ampliação do número de atendimentos diários tem gerado indignação crescente.

Sem alternativa, muitos pacientes afirmam que tentarão novamente chegar ainda mais cedo, por volta das 5h da manhã, na próxima semana – mesmo sabendo que, se mais de 20 pessoas estiverem à frente, a viagem será em vão.

ESPAÇO ABERTO

A reportagem deixa espaço aberto para que a Prefeitura de Navegantes e a Secretaria Municipal de Saúde se manifestem sobre as denúncias, informem os critérios de atendimento, a limitação de senhas e se há previsão de alguma medida para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

————-

Da redação

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos