Certificação internacional consolida gestão ambiental e integração de serviços do município
A Prefeitura de Itajaí realiza no próximo dia 12 de dezembro, às 9h, uma cerimônia oficial de hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Molhe. O selo internacional foi concedido para a temporada 2025/26 após avaliação do júri do Programa Bandeira Azul, que analisou critérios de gestão, infraestrutura, educação ambiental, segurança e qualidade da água.
A área certificada integra o entorno do Molhe da Barra, espaço que atende às exigências internacionais do programa. O processo envolve condicionantes permanentes, fiscalizações periódicas e cumprimento de normas referentes a infraestrutura, manutenção, controle de serviços, sinalização, salubridade, atividades educativas e ordenamento das práticas esportivas.
A certificação pleiteada pelo Instituto Itajaí Sustentável (INIS) em cooperação com diversos órgãos municipais como as secretarias de Obras e de Turismo, Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), Codetran, Semasa e outras pastas responsáveis pelas ações operacionais da área. O Município organizou etapas de adequação para atender critérios do programa e estruturar os serviços da praia conforme as diretrizes internacionais.
As ações iniciaram em 5 de maio com os serviços da Secretaria Municipal de Obras na reforma dos decks do molhe da Barra. As melhorias na praia foram realizadas em cinco etapas de trabalho que integraram um processo de revitalização da área do molhe, com acesso à praia e chuveiros, alinhados ao programa ambiental e aos critérios do Bandeira Azul.
Com a certificação, Itajaí passa a integrar a rota internacional de áreas costeiras reconhecidas por gestão ambiental e oferta de serviços públicos alinhados ao padrão Bandeira Azul. O hasteamento no dia 12 de dezembro marca o início oficial da temporada do selo em Itajaí e contará com autoridades e representantes das instituições envolvidas no processo.
A diretora-presidente do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Maria Heloísa Lenzi representou o Município na entrega da certificação realizada em 31 de outubro, em Santos. A aprovação ocorreu após a verificação do cumprimento dos 38 critérios estabelecidos pelo programa e do alinhamento das ações conduzidas pelas secretarias municipais envolvidas.
———————-
Texto: Ascom/ITA
Foto: Jader Liberal












