Itajaí: Igreja Matriz Santíssimo Sacramento ganha exposição à altura de sua história e importância

A mostra, aberta nesta quarta-feira (3), permite ao público compreender o contexto histórico em que a igreja foi erguida

A história da Igreja Matriz Santíssimo Sacramento, um dos principais marcos arquitetônicos e simbólicos de Itajaí, agora pode ser conhecida de perto pelo público por meio de uma exposição especial que celebra seus 70 anos. Inaugurada na noite de quarta-feira (3), no Centro de Documentação e Memória Histórica – Casa Lins, a mostra intitulada “Igreja Matriz Santíssimo Sacramento: um gesto de fé convertido em força, pedra, cor e luz” reúne documentos, plantas arquitetônicas, fotografias e registros históricos que retratam a trajetória da construção da igreja e seu papel na vida da comunidade. 

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades municipais, representantes da Fundação Genésio Miranda Lins (FGML), da Associação de Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí (AAMHAPI) e familiares dos profissionais que participaram da obra.

Entre os momentos mais emocionantes estiveram as homenagens prestadas a Nilza Morgado e Meri Reichert Cordoni, netas de Manoel Dono Morgado e Félix Reichert, responsáveis pela supervisão e carpintaria da igreja.

A exposição permite ao público compreender não apenas os aspectos arquitetônicos da igreja, mas também o contexto histórico em que foi erguida. O projeto da Matriz foi iniciado em 1941 e concluído em 1955. Ao longo do período de construção, os moradores de Itajaí participaram ativamente por meio de campanhas, doações e ações coletivas para que a igreja fosse erguida.

– Cada documento, cada imagem desta exposição traz consigo a memória afetiva de nossa cidade e evidencia como a Igreja Matriz é mais do que um edifício: é símbolo de fé, dedicação e identidade cultural de Itajaí – afirmou a diretora-executiva da Fundação Genésio Miranda Lins, Sandra Vanzuita.

A exposição evidencia a riqueza dos detalhes da igreja, desde sua construção até os elementos artísticos que a tornam única. O visitante poderá conhecer de perto plantas arquitetônicas originais, fotografias históricas, registros de eventos religiosos e sociais e até depoimentos que ilustram a importância da igreja na vida da comunidade ao longo das décadas.

A mostra permanecerá aberta ao público até 6 de março de 2026, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, com entrada gratuita. A Casa Lins fica na Rua Lauro Müller, 335, no Centro de Itajaí.

———————-

Texto: Secom/ITA

Foto: Jader Liberal/Secom

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News