Ação tem como objetivo identificar as famílias e facilitar o acesso aos serviços de saúde na cidade
Agentes Comunitárias de Saúde de Itapema realizaram nesta quarta-feira (17) o processo de levantamento e cadastramento dos indígenas que estão temporariamente acampados no bairro Várzea durante a temporada de verão. A ação tem como objetivo coletar e registrar os dados das famílias para organizar e planejar de forma mais eficiente as ações de saúde no município.
Atualmente, mais de 100 indígenas da etnia Kaingang estão alojados no local, incluindo grupos oriundos de Chapecó e do Rio Grande do Sul.
O cadastramento permite identificá-los, mapear necessidades específicas de saúde e fortalecer o vínculo entre a população indígena e a rede municipal de atendimento, garantindo acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
– Fortalecer o vínculo e acompanhar de perto é fundamental para qualificar o cuidado na Atenção Primária. Esse trabalho ajuda a identificar melhor as necessidades da população, planejar ações mais resolutivas e ampliar o acesso aos serviços de saúde – destacou o secretário de Saúde, Fabrício Lazzari.
—————
Texto: Manu











