Em audiência pública, empresa detalhou medidas para evitar desabastecimento e promete agilidade na solução de falhas na rede
A Câmara de Vereadores de Itapema realizou na noite de 23/10 uma audiência pública para discutir o contrato de concessão de água e esgotamento sanitário e cobrar o planejamento da concessionária para a temporada 2025-2026. O encontro foi proposto pelos vereadores Márcio Silva (DC), Maurinho do Gás (PSD), Saulo Ramos (PP), Ley Dias (PP) e Lorita Montagner (PSD). Representaram a Conasa os superintendentes da Concessionária.
Durante as exposições e manifestações, vereadores e moradores apontaram risco de falta d’água no verão, baixa pressão e infraestrutura subdimensionada; relataram transbordamentos e limitações na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de queixas sobre qualidade de obras, fiscalização, contas consideradas abusivas e dificuldades no atendimento ao consumidor. As falas destacaram ainda a necessidade de maior transparência e de documentação por parte da Conasa.
Como encaminhamentos, a Conasa assumiu, perante o público e os parlamentares, que: (i) não haverá desabastecimento por falta de captação ou tratamento na temporada; que eventuais interrupções decorrerão de falhas de rede deverão ser solucionadas com rapidez; (ii) realizará testes operacionais de máxima carga em 29 de outubro, para identificar e corrigir preventivamente falhas nos sistemas de água e esgoto; e (iii) concluirá um pacote de reforços de distribuição (aprox. 6 km) até 1º de dezembro. Também foram mencionados investimentos em esgotamento sanitário e adequações na ETE. Os vereadores registraram pedidos formais de informações e documentos para subsidiar a fiscalização.
O evento ocorreu no Plenário e foi transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
————————
Texto: Marina Bértolli
Da Assessoria CMI









