Evento discutiu regulamentação, fiscalização e segurança de bicicletas e patinetes elétricos
O Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/SC) e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/SC) realizaram nesta quarta-feira (12/11), em Florianópolis, um Simpósio para Discussão de Autopropelidos, com a participação de representantes da SENATRAN e de órgãos municipais de trânsito de todo o Estado.
O encontro aconteceu na GRANFPOLIS/FECAM, e teve como objetivo debater a regulamentação, os desafios e as responsabilidades relacionados ao uso de veículos autopropelidos, como bicicletas e patinetes elétricos, que se movimentam por força própria e vêm ganhando cada vez mais espaço nos centros urbanos.
Durante o simpósio, representantes de municípios como Brusque, Joinville, Itajaí e Balneário Camboriú, além da SENATRAN e SETRAN, apresentaram dados e experiências de fiscalização sobre ciclomotores e veículos autopropelidos, com números de abordagens, infrações e ações educativas.
– Esse tipo de encontro é fundamental para que os municípios alinhem procedimentos e troquem experiências sobre a fiscalização e o uso dos veículos autopropelidos. É um tema novo, que vem crescendo nas cidades, e exige atenção tanto do poder público quanto dos próprios usuários. Nosso objetivo é garantir que esse avanço na mobilidade aconteça de forma segura e dentro da legislação”, destacou o Comandante da Guarda Municipal de Itapema, Luiz Alberto da Rosa.
O evento reforçou a importância de alinhar normas e estratégias de segurança viária entre os municípios, buscando harmonizar a circulação desses novos meios de transporte e promover uma educação mais apurada no trânsito.
—————————-
Texto: Gustavo Henrique
Fotos: Divulgação









