Por isso é importante que todos tomem consciência sobre esses animais
A Secretaria Municipal de Saúde de Itapema, por meio da Vigilância Epidemiológica orienta a população sobre cuidados e medidas de prevenção diante do registro de escorpiões em alguns pontos do município, reforçando a importância da atenção dentro e no entorno das residências. Entre as espécies identificadas na região estão o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e o escorpião marrom, animais que possuem veneno e, por isso, requerem atenção especial.
Os escorpiões costumam se esconder em locais próximos às casas, especialmente onde há entulho, mato ou lixo acumulado. Eles se abrigam em áreas como construções, terrenos baldios, cemitérios e próximos a córregos, e se alimentam de insetos como baratas e cupins, o que torna a limpeza dos ambientes uma das principais formas de prevenção.
Dentro das residências, a orientação é manter atenção redobrada em ralos, saídas de esgoto e caixas de gordura, além de verificar calçados e roupas antes de usá-los e ter cuidado ao abrir gavetas e armários.
Quando há registro da presença do animal, a equipe da Vigilância Epidemiológica realiza a vistoria do local e a captura dos escorpiões, verificando também a possibilidade de outros focos nas residências próximas. A captura é feita preferencialmente no período noturno, por equipe treinada, garantindo segurança e eficiência no procedimento. Em caso de aparecimento, a população deve entrar em contato imediatamente com os agentes de combate a endemias, pelo telefone (47) 3267-1530.
– O aumento de registros costuma ocorrer nos meses mais quentes do ano, quando as condições favorecem a presença desses animais. A prevenção é fundamental e depende, principalmente, dos cuidados adotados pela população, como evitar o acúmulo de entulho, manter os ambientes limpos e vedar possíveis acessos às residências – destacou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Bruna Bressanini.
RECOMENDAÇÕES DE PREVENÇÃO
De acordo com orientações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), algumas medidas ajudam a reduzir o risco de acidentes com escorpiões e outros animais peçonhentos:
Manter gramados aparados e evitar o acúmulo de entulhos ou materiais inservíveis.
– Vedar frestas em paredes, muros e forros.
– Instalar telas em ralos e saídas de água.
– Limpar cantos de paredes e o interior de armários e guarda-roupas.
– Verificar calçados e roupas antes de usá-los.
– Utilizar equipamentos de proteção individual, como botas, luvas e calçados fechados, ao realizar atividades em áreas de risco.
————–
Texto: Manu




























