Motorista chegou a ser abordado pela PM mas negou e fugiu e só mais tarde se apresentou na delegacia
O motorista investigado por fugir sem prestar socorro após atingir a cabeça de um ciclista com a tampa do caminhão em Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi indiciado por dois crimes de trânsito, informou a Polícia Civil.
Ele chegou a ser abordado pela PM no dia do acidente, segundo relatório da investigação, mas negou a responsabilidade. Nove dias depois, na sexta-feira (11), se apresentou à polícia em cumprimento a uma intimação oficial.
Marcos Vinicius Freitas dos Santos, de 24 anos, foi atingido na cabeça pelo veículo que trafegava com a tampa traseira aberta em 2 de outubro. Ele foi levado ao hospital e, nesta terça-feira (15), seguia internado em estado gravíssimo, com fratura no crênio e ossos da face.
Uma câmera de monitoramento registrou o acidente. Ela mostra que o ciclista pedalava pelo acostamento da rua Ponte Serrada, no bairro Comasa, quando sofreu a batida e caiu no chão. Após o impacto, o homem ficou caído na rua, enquanto pessoas tentavam socorrê-lo.
INQUÉRITO
Segundo o inquérito policial, no qual o g1 teve acesso, o motorista tinha conhecimento sobre o acidente. No mesmo dia, conforme a Polícia Civil, ele foi abordado pela PM, mas a tampa do caminhão já estava fechada. Na ocasião, o homem teria dito aos militares que não viu a estrutura aberta em momento algum e que trabalhou normalmente o dia inteiro, conforme o inquérito.
Como os militares seguiam em dúvida, segundo o inquérito, saíram para buscar orientações internas da corporação. Pouco tempo depois, retornaram à casa do motorista, mas foram informados por uma pessoa que o encarregado da empresa havia pedido que ele fosse para Itajaí, no Litoral Norte, onde fica a sede, para deixar o caminhão.
Em interrogatório à Polícia Civil, alegou não ter sentido o impacto decorrente do acidente.”Observando as imagens, foi possível ver a tampa entreaberta após o acidente, de modo que o próprio motorista, ciente da abertura e de toda a situação, veio posteriormente travar a tampa na carroceria, muito embora tenha alegado aos policiais que nada sabia a respeito do acidente”, analisou a Polícia Civil no inquérito.
Por Sofia Mayer – g1 SC
NOTA DA REDAÇÃO: Este fato, que ocorreu por desleixo ou por desatenção do condutor do caminhão, está sujeito a ocorrer em qualquer dia ou em qualquer lugar. Por isso, quem trafega, anda a pé, de moto ou bicicleta deve estar sempre com a atenção voltada para evitar esse tipo de acidente. Infelizmente, imprevistos acontecem todos os dias, por isso precisamos estar sempre alertas!