Primeiro álbum autoral de Angela Coltri reúne ritmos latino-americanos, improviso e uma assinatura que confirma a flautista entre os grandes nomes da música instrumental brasileira

Florianópolis, janeiro de 2026 – O álbum Eclipse, primeiro trabalho autoral da flautista, compositora, improvisadora e arranjadora Angela Coltri, já está disponível nas principais plataformas digitais de música. O disco marca um momento decisivo na trajetória da artista paulista radicada em Florianópolis, cuja carreira está em plena ascensão, e convida o público a mergulhar em uma obra que une pesquisa, identidade latino-americana e liberdade criativa.
Resultado de mais de oito anos de investigação musical, Eclipse reúne oito composições autorais que transitam entre o choro, o samba, o son cubano, ritmos afroperuanos, guarânia, valsas e outras matrizes sonoras do continente. O álbum sintetiza a pesquisa desenvolvida por Angela ao longo de sua carreira e aprofundada durante o mestrado profissional em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), no qual estudou os hibridismos entre gêneros brasileiros e latino-americanos.
Entre os destaques do repertório estão “Piriguetiando”, mistura irreverente de choro e son cubano já consagrada pelo público da Roda de Choro Mulheril e do Festival Choro Mulheril; “Samba de Fim de Tarde”, que combina samba, funk e son cubano; a faixa-título “Eclipse”, composta durante um eclipse solar e marcada por forte carga improvisatória; e “Landozinho”, fruto da imersão da artista na música afroperuana. O disco também traz momentos de delicadeza e memória afetiva, como a valsa “Nilce”, homenagem à avó da compositora.
Gravado entre São Paulo e Florianópolis, Eclipse reúne músicos brasileiros e latino-americanos que fazem parte da trajetória pessoal e artística de Angela Coltri, além de participações especiais: Aline Gonçalves, flautista, clarinetista, arranjadora e compositora com carreira destacada na música instrumental e projetos coletivos no Brasil e América Latina; Daniela Spielmann, saxofonista, flautista, arranjadora, compositora, pesquisadora e professora com uma trajetória repleta de projetos importantes e reconhecidos internacionalmente; e Eduardo Neves, saxofonista, compositor e arranjador, referência no sopro brasileiro. Os arranjos equilibram escrita minuciosa e espaços generosos para a improvisação, revelando maturidade artística e domínio da linguagem da música instrumental contemporânea.
– O lançamento tem me trazido muitas alegrias, desde o show, que lotou o teatro, com pessoas de diferentes meios, até o desempenho nas plataformas, que tem sido muito positivo, com o aumento diário dos plays – conta a artista. “Tenho recebido mensagens de pessoas que trabalham ou não com música, parabenizando, dizendo que estão ouvindo, curtindo, quais são suas favoritas, e comentando como as músicas as transportam a lugares diferentes. É uma realização nova e profunda essa de poder atingir mais pessoas com a arte que desenvolvo mesmo sem estar tocando ao vivo”, finaliza.
Com a chegada às plataformas, Eclipse amplia seu alcance e convida ouvintes de diferentes lugares a conhecerem uma obra que celebra encontros culturais, pesquisa musical e a potência criativa da música instrumental brasileira contemporânea.
Todos os links do álbum nas principais plataformas digitais estão disponíveis por meio da Tratore, distribuidora de música independente, no link: https://tratore.ffm.to/angelacoltrieclipse
Mais informações e novidades podem ser acompanhadas nas redes sociais da artista: www.instagram.com/angelacoltri
———————
Por Marina Sartori
Ass. de Imprensa




























