Lançamento ocorreu na última quarta-feira dia 22
A Secretaria de Turismo de Penha, em parceria com o Sebrae/SC, realizou na noite de quarta-feira, 22, o evento de lançamento da elaboração do Plano Municipal de Turismo (PMT). A atividade reuniu cerca de 50 pessoas, entre representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), empreendedores, entidades e moradores interessados em contribuir para o fortalecimento do turismo no município.
Durante o lançamento, a secretária de Turismo, Susan Corrêa destacou a importância do envolvimento da comunidade em todas as etapas do processo. Ela afirmou que o turismo é uma construção coletiva, por isso queremos ouvir quem vive e faz o turismo de Penha acontecer, para que o plano reflita nossas vocações e desafios reais. “Este é o momento de pensarmos juntos sobre o futuro do nosso destino”, concluiu.
O prefeito Luizinho Américo falou sobre a importância do setor turístico de Penha e o potencial de transformar a cidade em uma potência do ramo: “Iniciamos a gestão com uma equipe qualificada na Secretaria de Turismo, que tem experiência em gestão e nas atividades exercidas pelos empreendedores do setor. Em seguida, ativamos o Comtur de forma adequada e agora damos mais um passo rumo à Penha que queremos construir, com a participação ativa das pessoas interessadas em fortalecer o nosso turismo”, ressaltou.
Como parte das próximas etapas, um levantamento online será realizado com a população, que ficará disponível até dezembro. O questionário reúne perguntas sobre os pontos fortes, oportunidades, fragilidades e ameaças do turismo local, além de solicitar ideias e sugestões para o futuro do turismo em Penha.
A pesquisa integra o processo de elaboração do plano, que também contará com três seminários de planejamento participativo, diagnósticos e análises de demanda e oferta turística. O resultado desse trabalho servirá como base para a definição de diretrizes estratégicas que orientarão o desenvolvimento do turismo de forma sustentável e integrada.
O Plano Municipal de Turismo será o principal instrumento de planejamento do setor para os próximos quatro anos, orientando ações voltadas à qualificação da oferta turística, promoção do destino e valorização cultural, ambiental e social.
—————————
Texto: Luiza Vilas Boas
Fotos: Divulgação/PMP









