PENHA PARTICIPA DO “DIÁLOGO COM NOVOS GESTORES” COM O TCE/SC

Prefeitos, secretários e vereadores participaram do encontro

A Prefeitura de Penha participou nesta semana, em Timbó, do “Diálogo com Novos Gestores”, iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) – que reuniu prefeitos, secretários municipais, controladores, procuradores, presidentes de câmaras e demais gestores. O grande objetivo do encontro foi o de alertar sobre cuidados específicos que impactam áreas como políticas públicas e contas de governo nos municípios.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Adriano da Cunha destaca que o curso foi “uma iniciativa essencial para fortalecer a administração pública, capacitando prefeitos e gestores na condução eficiente e transparente das políticas municipais. Com temas como consórcios públicos, governança, transparência e planejamento da Defesa Civil, o evento orienta sobre boas práticas, otimização de recursos e responsabilidade na gestão. Além de oferecer conhecimento técnico, promove a troca de experiências e reforça o compromisso com a legalidade e o interesse público, garantindo que as decisões sejam mais estratégicas e alinhadas ao bem-estar da população”.

O conselheiro supervisor da Ouvidoria do TCE/SC, Wilson Wan-Dall destacou que o curso foi direcionado aos representantes das associações dos municípios do Vale Europeu (Amve), do Vale do Itajaí (Amavi) e da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

– A ação de orientação do Tribunal tem como propósito contribuir para uma gestão pública mais eficiente, transparente e comprometida com o bem-estar da sociedade, apoiando os novos gestores na condução responsável das políticas públicas e na correta aplicação dos recursos, sempre com foco na legalidade, na eficiência e no interesse público – avaliou.

A auditora fiscal de Controle Externo Michelle Padovese de Arruda, da Diretoria de Empresas e Entidades Congêneres (DEC), tratou de como os municípios devem atuar quando estão em consórcios públicos.  Em sua apresentação, o auditor fiscal de Controle Externo Osvaldo Faria de Oliveira, da Diretoria de Atividades Especiais (DAE), apresentou o estudo feito pelo TCE/SC sobre a estruturação dos órgãos municipais de Defesa Civil e alertou os gestores da região, que tem episódios corriqueiros de cheias de desmoronamentos, para a importância do planejamento nesta área.

—————–

Por Luiza Vilas Boas

Da Assessoria PMP

- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos