Piçarras: Megaobra de alargamento da faixa de areia da Praia Central avança até o molhe da Avenida Getúlio Vargas

Equipes realizam avaliações no local para viabilizar a liberação do trecho concluído ao público ainda nesta semana

A megaobra de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Piçarras segue em ritmo acelerado. Em apenas 10 dias de trabalho, aproximadamente 600 metros já foram concluídos no trecho entre o Molhe da Barra e o molhe ao lado do Restaurante Capitão. Equipes técnicas das empresas responsáveis pela execução, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar, realizam avaliações no local para viabilizar a liberação do trecho concluído ao público ainda nesta semana.

A operação é realizada pela draga Amazone, que transporta cerca de 6.000m³ de areia por dia, com até quatro operações diárias. Os sedimentos utilizados possuem as mesmas características da areia existente na praia – exigência prevista no licenciamento ambiental – e são retirados de uma jazida localizada a aproximadamente 10,5 km da Praia Central, próximo à Ponta da Vigia, no município de Penha.

– A obra avança de forma rápida, segura e dentro do planejamento. Em apenas 10 dias, já temos uma parte significativa concluída. Nossas equipes técnicas, com apoio do Corpo de Bombeiros, monitoram constantemente o local para que possamos liberar o trecho com total segurança e garantir o uso adequado do espaço público pela população – destaca o secretário de Obras, Arthur Ribeiro.

Cerca de 60 profissionais atuam diretamente na execução da obra, entre técnicos de soldagem, meio ambiente, segurança, termofusão, operadores de máquinas e auxiliares. A operação utiliza diversos equipamentos específicos para o espalhamento e nivelamento da nova areia. Os trabalhos ocorrem de forma ininterrupta, 24 horas por dia, sete dias por semana, com a execução dividida em trechos de aproximadamente 300 metros, com tapumes e sinalização adequada para garantir a segurança da população.

O projeto de alargamento contempla aproximadamente 2 quilômetros de extensão da orla, entre o molhe da Avenida Getúlio Vargas e o molhe da Barra do Rio Piçarras. Ao todo, serão depositados 379.166,76m³ de areia, ampliando significativamente a faixa de praia, com investimento que ultrapassa os R$ 40 milhões.

Os recursos para a execução da obra são provenientes do Fundo de Manutenção da Praia (Fumpra) e de recursos próprios do município. O prazo máximo para conclusão dos trabalhos é de 60 dias.

 —————————

Texto: Lyandra Machado

Fotos: José Santos/PMBP

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos