O programa reconhece iniciativas sociais das cidades que registraram 484 impactos sociais e 208.598 atendimentos à comunidade
O Instituto Selo Social certifica nesta terça-feira (03), 45 organizações de Camboriú e Balneário Camboriú, que finalizaram o ciclo 2025 do programa. A iniciativa reconhece projetos de impacto social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A cerimônia de certificação será realizada às 19h30, no Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú. A edição irá celebrar e reconhecer o trabalho de empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil, que registraram 484 impactos sociais, por meio de 284 iniciativas, que somaram 208.598 atendimentos à comunidade.
Neste ano, os participantes elegeram o “ODS 4 – Educação de Qualidade” para desenvolverem as ações prioritárias além dos projetos que já executam nas instituições.
O programa é realizado pelo Instituto Selo Social e conta com articulação das Prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú. As formações são ofertadas de forma gratuita aos participantes, por meio do patrocínio da Embraed Empreendimentos, Alcon, Conjel, UniAvan, Grupo Oceanic e Rede Salesiana Brasil (patrocinadora nacional).
A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – Acibalc e o Instituto Federal Catarinense IFC – Campus Camboriú também são apoiadores do processo.
A Prefeitura de Camboriú será certificada por projetos de impacto social desenvolvidos por 11 secretarias, fundações e unidades de ensino, entre elas a Secretaria Municipal de Educação de Camboriú, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, a Fundação Cultural de Camboriú e a Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, além do CEI Professora Valkíria Borba Ruegenberg, do CEM Professora Tânia Regina Garcia, da EBM Professor Abalor Américo Madeira, da Escola Básica Municipal Professora Ivone Teresinha Garcia, da Escola Básica Municipal Professora Clotilde Ramos Chaves, da Escola de Campo Lageado e do G.E.M. Professor Joaquim Magalhães.
O presidente do Instituto Selo Social, Fernando Assanti, reforça que o programa evolui a cada ciclo, incorporando novas tecnologias e metodologias para fortalecer as organizações certificadas e ampliar a rede de impacto criada nas cidades. “A cada ano, o Selo Social amplia suas metodologias para apoiar o desenvolvimento das organizações e fortalecer essa rede.
Neste ciclo, avançamos incluindo a formação em Advocacy, por exemplo. Trata-se de uma ‘advocacia de causas’, que articula diferentes setores para influenciar políticas públicas e defender interesses coletivos. As formações do Selo Social são realizadas durante todo o ano.
Para chegarem até o final do processo de certificação, as instituições precisaram atender a diversos critérios, que vão desde a presença nos encontros presenciais de formação e assessoria on-line, até a demonstração de impactos internos e externos dos projetos, dentre outras exigências de cada ciclo. Tudo isso validado por um conselho externo.
SERVIÇO:
O quê: Certificação do Programa Selo Social Camboriú e BC – Ciclo 2025
Quando: 03/02/2026 (terça-feira).
Onde: Teatro Bruno Nitz. esquina com – Avenida Central, Rua 300 – Centro, Balneário Camboriú
Horário: 19h30.
———————–
Texto: Molina Orval
Fotos: Alan Vignoli/ Instituto Selo Social













