O verão 2023/24 promete ser quente em Santa Catarina. De acordo com a previsão climática divulgada pela Epagri/Ciram para o próximo trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro), a temperatura no estado deve ficar acima da média climatológica.

ATÉ ÀS 11H RIO GRANDE DO SUL CONTABILIZAVA 56 MORTES DEVIDO AS CHUVAS

O Rio Grande do Sul já registra 56 mortes devido às fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana. De acordo com boletim da Defesa Civil, 281 municípios foram afetados deixando 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 cidadãos desalojados. O número de desaparecidos chega a 67. Há ainda 74 feridos.

VERÃO EM SANTA CATARINA TERÁ TEMPERATURA ACIMA DA MÉDIA E FORTE ATUAÇÃO DO EL NIÑO

- Advertisement -

 

 

 

 

TEMPERATURA FICARÁ ACIMA DA MÉDIA NOS PRIMEIROS MESES DE 2024

O verão 2023/24 promete ser quente em Santa Catarina. De acordo com a previsão climática divulgada pela Epagri/Ciram para o próximo trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro), a temperatura no estado deve ficar acima da média climatológica.

“Especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, as massas de ar quente devem atuar com maior frequência e duração sobre o estado. Isso resulta em dias consecutivos de temperatura alta, inclusive no período noturno”, informa a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram. Ondas de calor também são esperadas para a estação.

CHUVAS DIMINUEM EM JANEIRO

A previsão de chuva durante o trimestre fica próxima ou acima da média climatológica. Em dezembro, o fenômeno ocorre de forma irregular, associado ao processo de convecção (característica de verão), com pancadas de chuva passageiras e isoladas devido ao aquecimento da tarde, mas ainda deve ser frequente e com totais elevados. “Em janeiro e fevereiro, os totais de chuva diminuem em Santa Catarina e ficam mais próximos da média”, destaca a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram.

EL NIÑO FORTE

O destaque dos próximos meses será a atuação do fenômeno El Niño que terá intensidade forte, atingindo o pico máximo neste verão. Essa condição mantém o risco de eventos extremos, com chuvas fortes e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania.

O El Niño persiste durante todo o verão 2023/24 e o outono de 2024. Em outubro e novembro de 2023, a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) seguiu elevada em todo o Pacífico Equatorial. A anomalia positiva esteve em torno de 2,0°C, chegando a 2,5°C a 3,5°C em novembro.

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conasa

Isso vai fechar em 21 segundos

Isso vai fechar em 20 segundos