Líder em assistências do Bahia na temporada com oito passes para gols, o lateral-esquerdo Juninho Capixaba não estará à disposição de Mano Menezes para a partida contra o Coritiba, marcada para a próxima segunda-feira, às 18h (de Brasília), no Couto Pereira, em Curitiba. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ele abre espaço para Zeca, que acumula um longo período sem entrar em campo.
A última vez que Zeca atuou foi na derrota por 5 a 3 para o Flamengo, resultado que culminou na demissão de Roger Machado. Portanto, o lateral ainda não foi utilizado por Mano Menezes. Ele está sem entrar em campo para um jogo oficial há 71 dias.
O período em que Zeca ficou fora do time não ocorreu exclusivamente por questões técnicas, físicas ou táticas. O jogador enfrentou problemas pessoais, com a doença e posterior morte da mãe, e se ausentou dos treinos do Bahia por mais de um mês. O retorno às atividades no CT Evaristo de Macedo ocorreu no meio de outubro.
Zeca possui 12 jogos na temporada, oito deles na condição de titular. A última vez que ele ficou em campo por 90 minutos foi na derrota por 2 a 0 para o Ceará, no Castelão, pela 5ª rodada da Série A.
Ainda sem o substituto de Juninho Capixaba confirmado, o Bahia tenta aproveitar o bom momento para se estabelecer na parte de cima da tabela de classificação. Com a vitória sobre o Fortaleza, conquistada na última quarta-feira, na Arena Fonte Nova, o Tricolor chegou aos 25 pontos, na 9ª posição.
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.