INMET EMITE ALERTA DE GRANDE PERIGO PARA O RS E LITORAL CATARINENSE

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (30) um alerta de grande perigo para o Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina. O comunicado indica a ocorrência de acumulados de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com essas áreas de risco.

Cerca de 9.500 visitantes são esperados em Governador Celso Ramos no feriado de Proclamação da República

- Advertisement -

Cerca de 9.500 visitantes são esperados em Governador Celso Ramos no feriado da Proclamação da República, sexta-feira (15). A estimativa tem base no sistema da Eco TPA, que já monitora e projeta tendência de fluxo desde 1º de novembro. Pelo menos 3.200 veículos de visitantes são esperados no dia 15, que coincide com o início da cobrança. Considerando o movimento local, a estimativa é que 7.000 veículos entrem na cidade.

Também de acordo com a apuração da tendência de fluxo, durante a temporada, o movimento deve aumentar a partir do dia 20 de dezembro. Os picos devem ocorrer entre os dias 28 e 30 de dezembro, com a entrada de aproximadamente 4.500 veículos de turistas por dia. Somando com o fluxo local, devem ser cerca de 8.000 veículos por dia.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, também há expectativa de crescimento na movimentação de veículos pela cidade, com um total entre 5.000 e 7.000 pessoas todos os dias.

Além de ser uma contrapartida inteligente para a preservação do meio ambiente, a Eco TPA também permite uma melhor organização do município diante da demanda de serviços. É comum que municípios litorâneos tenham problemas de abastecimento de água e energia durante a temporada, por exemplo. Sem informações concretas sobre as demandas reais, é difícil projetar e executar as obras para garantir os serviços.

“Com o monitoramento em tempo real do número de pessoas que estão na cidade, além de estudos e análises com perspectivas de presença de pessoas em datas especiais como Natal, Réveillon e Carnaval, é possível estar bem preparado para atender a demanda”, assegurou o diretor técnico do Consórcio Inco, Dauren Monteiro.

Mesmo sendo obrigatório o pagamento, ninguém será impedido de entrar no município. O cidadão tem até 30 dias para pagar. Nenhum morador de Governador Celso Ramos vai pagar a EcoTPA. Quem tem carro com placa do município não paga e nem precisa se cadastrar. O morador ou o turista que tem imóvel em Governador Celso Ramos não paga; pode ser casa, apartamento, terreno ou sala comercial. Quem trabalha ou presta serviço em Governador Celso Ramos também não paga.

Quem precisar pode fazer o cadastro pela internet, no site ecotpa.com.br, ou procurar os postos de atendimento presenciais. O cadastramento de isenção ficará disponível durante o ano todo.

Os recursos serão administrados por um Conselho Gestor. Qualquer investimento depende da decisão deste grupo, que envolve representantes da sociedade civil, da administração municipal, entre outras entidades.

Não é qualquer município que pode criar uma TPA. São necessários requisitos específicos de área ambiental a ser preservada. Governador Celso Ramos tem a APA de Anhatomirin e a reserva do Arvoredo, além das praias e ilhas.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conasa

Isso vai fechar em 21 segundos

Isso vai fechar em 20 segundos