PORTO BELO: ESTÁ ABERTA NO MUNICÍPIO A SEMANA DO EMPREENDEDOR

Na manhã desta segunda-feira (20), o Governo de Porto Belo através da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico realizou a abertura oficial da Semana do Empreendedor, que está sendo realizada em parceria com o Sebrae.

APROVADA NOVA LEI DA CNH PARA IDOSOS COM 50, 60 E 70 ANOS DE IDADE OU MAIS

- Advertisement -

Conheça detalhes da nova lei da CNH

Essencial para os motoristas de todo o país, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possui regras específicas que devem ser respeitadas por todos os condutores. O documento, obtido após um exame, precisa ser renovado constantemente para manter sua validade. Sem essa renovação, o motorista corre o risco de ter o documento suspenso.

No entanto, para idosos com idade a partir de 50 anos de idade, algumas regras foram alteradas. A especialista do FDR, Laura Alvarenga explica que as mudanças acontecem com a nova lei da CNH que entrou em vigor agora no ano de 2024. A legislação foi renovada e passou a contar com uma série de requisitos e exigências que impactam diretamente quem tem essa idade.

CONFIRA COMO FUNCIONA A NOVA LEI DA CNH PARA IDOSOS:

Uma das principais alterações é relacionada ao prazo de validade do exame de aptidão física e mental para a renovação da carteira de motorista; Agora, os prazos passaram a ser ajustados de acordo com a idade do condutor; Dessa forma, para quem tem menos de 50 anos o prazo para a renovação é de até 10 anos; Já para quem tem entre 50 e 69 anos é preciso realizar a renovação a cada cinco anos; Por fim, os idosos com 70 anos ou mais deverão realizar o procedimento a cada três anos; No entanto, esses prazos ainda podem ser modificados; A decisão ficará a cargo da avaliação do médico examinador; A possibilidade foi incluída pelo Governo Federal como forma de garantir a segurança e a saúde dos condutores; Anteriomente, o prazo era de cinco anos para condutores com menos de 65 anos; Já para os que tinham mais de 65 anos precisavam passar pela etapa a cada três anos; Vale lembrar que dirigir com a CNH vencida é uma infração gravíssima; A punição pelo ato é de uma multa de R$ 293,47.

Por Daniele Santana

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News