Desfile marcou o Dia do Gaúcho, comemorado ontem, sábado (20)
A tarde de sábado (20) foi marcada pela aguardada Cavalgada Farroupilha que percorreu as principais ruas e avenidas de Balneário Camboriú. Mais de 200 cavaleiros participaram do trajeto, formando um espetáculo que chamou a atenção de moradores e turistas. Ao longo do percurso, o público acompanhou com entusiasmo a passagem dos tradicionalistas, em uma demonstração de orgulho e valorização da cultura gaúcha.
A cavalgada teve início às 14h, na Praça das Bandeiras, e seguiu pela Quarta Avenida, Rua 2000, Avenida Atlântica, Rua 1101, Avenida Brasil e Avenida Alvin Bauer, retornando em seguida ao Acampamento Farroupilha.
A prefeita Juliana Pavan iniciou o desfile carregando a chama crioula e comentou a alegria de ver a tradição farroupilha sendo celebrada pelas ruas da cidade. “Hoje, Dia do Gaúcho, Balneário Camboriú celebra mais uma vez essa tradição. Aliás, em todos os anos celebramos essa cultura que está tão enraizada por todos os cantos do nosso Brasil. Eu comemoro a festa farroupilha desde muito pequeninha, sempre vinha de prenda e hoje estou aqui, novamente de prenda, participando da cavalgada e levando essa cultura aos tantos gaúchos que escolheram Balneário Camboriú como seu lar, mas também aos catarinenses e às pessoas de outros estados que aqui estão e celebram junto com a gente”, ressaltou a prefeita.
O diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Schroeder reforça que a cavalgada é um dos momentos mais especiais da festa. “Com o desfile, todo o pessoal envolvido no movimento tradicionalista pôde passar um pouco desse sentimento e dessa emoção para quem está aproveitando Balneário Camboriú e também para os moradores. Nos trechos por onde a Cavalgada passou, todo mundo estava muito feliz, contente, alegre, transmitindo essa emoção de um para o outro. Assim, tanto o pessoal do movimento tradicionalista quanto quem estava na praia ou nas calçadas compartilharam desse calor humano”, disse.
Matheus Munhoz, de 17 anos, participou do desfile guiando seu cavalo e compartilhou a emoção da experiência. “É sempre incrível vir ao Acampamento Farroupilha. Moro aqui há 10 anos e desde então participo sempre da festa, com meu avô e meu pai. É muito gratificante ver que a nossa tradição está sendo honrada. Este ano, achei o evento muito bem organizado. A movimentação pelas ruas durante o desfile foi tranquila e houve fiscalização adequada dos animais, o que é muito importante”, ponderou.
SÍMBOLO
O presidente da Associação Gaúcha de Entidades Tradicionalistas de Santa Catarina (AGETSC), Juan Daniel Isernhagen lembra que a história do Rio Grande do Sul foi escrita sobre o lombo do cavalo, o que faz desse animal um dos maiores símbolos para o gaúcho. “Teve um simbolismo muito grande ter a cavalgada passando pelas principais ruas da cidade, com a prefeita Juliana Pavan saindo daqui do acampamento com a chama crioula, enquanto as pessoas ovacionavam e cantavam as músicas. Chegamos aqui com o acendimento campeiro da chama, que veio do Rio Grande do Sul trazida por mais de 500 quilômetros a cavalo. Foi um dia lindo em Balneário Camboriú, praia cheia, com grandes cantores em cima do caminhão, como Arthur Mattos e Índio Ribeiro, de Lages, e nosso patrão Osmar Fernandes”, completou Juan.
Além da cavalgada, o sábado seguiu com uma intensa programação cultural no Acampamento Farroupilha, com diversas atrações. No palco, nomes como, Tchê Menina, Arthur Mattos & Índio Ribeiro, Peterson e Canhoto, Tropeiros do Litoral, Nenito Sarturi & Miguel Marques, Laços da Fronteira e Gerson Fogaça & Os Garotos garantiram um repertório repleto de tradição, emoção e celebração da cultura gaúcha.
O EVENTO
O 13º Acampamento Farroupilha é organizado pela Prefeitura de Balneário Camboriú através da Fundação Cultural, em parceria com a Associação Gaúcha de Entidades Tradicionalistas de Santa Catarina (AGETSC).
O evento inclui o festival de música nativista “Terral da Canção Gaúcha”, e o “Balne’art”, concurso artístico de danças tradicionais e de salão, chula, declamação e solista vocal, além do Desfile Farroupilha (cavalgada), shows e atrações culturais – todos com entrada gratuita.
SERVIÇO
– 13º Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú.
– 19 a 28 de setembro de 2025.
– Em frente à Praça das Bandeiras, na Avenida dos Estados, na entrada do município.
– O funcionamento dos espaços de gastronomia cultural será das 19h à 0h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 24h aos sábados e domingos.
PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS
Domingo (21):
9h – 13h – Programa Rancho de Taura – Menina FM ao vivo
12h – Grupo Bagualles
12h45 – Grupo Campeiraço
13h – Vaca Parada – Racho Jaguarão e Vó Sueli
16h – Arte e Cultura Dança Catarina
18h – Alma Missioneira
18h20 – Banda Peterson e Canhoto
19h30 – Gaúcho de Fato
20h – CTG Barra Mansa
20h30 – Marcelo Oliveira
22h – GAC Coxilha Guarani
22h20 – Grupo Fogo de Chão
Segunda-feira (22)
19h – Estância Fandangueira
21h – Laçando a Tradição
21h30 – Grupo Manotaço
Terça-feira (23)
19h30 – Jucelino Machado e Osmar Fernandes
20h30 – Agasc
20h50 – Sentinelas do Rincão
21h20 – Compasso Gaúcho
22h – Os Monarcas
Quarta-feira (24)
19h – Grupo Alma Crioula
21h – CTG Coração Farrapo
21h30 – Tertúlia do Litoral
22h – Tchê Barbaridade
Quinta-feira (25)
19h – Trancão de Baile
20h30 – Parceria Campeira
20h45 – Gaúchas – Su Paz e Maria Alice
21h40 – Rancho Campos
22h – Cesar Oliveira e Rogério Melo
Sexta-feira (26)
18h30 – Projeto Taureando
19h30 – Terral da Canção
22h30 – Grupo Rodeio
Sábado (27)
8h – 18h – Balne’Art
13h – Truco Gaúcho Tropicando nas Tampinhas
17h – Tchê Menina – Ao vivo com Nino Deitos
19h – Bailão Peterson e Canhoto – Menina FM – Ao vivo
18h – Daniel Silva & Xirú Antunes
19h – Terral da Canção – Final
21h30 – Leonel Gomez
22h45 – Portal Gaúcho
Domingo (28)
8h – 18h – Balne’Art
9h – Rancho de Taura ao vivo – Menina FM – Do Galpão Menina
12h15 – É Balanço
19h – Nilton Ferreira
21h – Chiquito & Bordoneio
————————
Texto: Pedro Homrich
Fotos: Ilustração