Brasília: Como deputados de SC podem ser punidos após envolvidos em motim na Câmara

Queixas disciplinares foram encaminhadas ontem (23) ao Conselho de Ética. A ocupação do plenário da Câmara ocorreu em agosto e durou mais de 30 horas

Hugo Motta retoma controle da Mesa Diretora da Câmara após ocupação de deputados da oposição – Foto: Reuters/Mateus Banomi.

A direção da Câmara dos Deputados decidiu pedir as suspensões dos mandatos de Zé Trovão (PL-SC) e de outros dois parlamentares envolvidos no motim que travou os trabalhos na Casa em agosto.

O pedido é para a suspensão do mandato de Zé Trovão por 30 dias por obstruir o acesso de Hugo Motta à cadeira de presidente. Outros 11, incluindo as catarinenses Caroline de Toni (PL) e Julia Zanatta (PL), devem ser advertidos com censura escrita.

A decisão ocorreu na segunda-feira (22), e as queixas disciplinares foram encaminhadas nesta terça (23) ao Conselho de Ética, a quem caberá avaliar eventuais punições.

O deputado Zé Trovão disse, em nota, que segue “do lado da verdade e do povo” e continuará defendendo “de maneira árdua” aquilo que acredita “com coragem para defender a confiança de quem nos elegeu”.

CENSURA ESCRITA

Na última sexta-feira (19), o corregedor da Câmara, deputado Diego Coronel (PSD-BA), também analisou representações contra 14 deputados do PL, PP e Novo (veja lista ao final da matéria).

Ele pediu a aplicação de censura escrita, sanção disciplinar prevista no Código de Ética e Decoro Parlamentar, a todos os investigados, incluindo de Toni e Zanatta. Ela foi aplicada diretamente pela Mesa Diretora.

Julia Zanatta se manifestou sobre a decisão e disse que, “para quem luta contra o sistema, é medalha de honra ao mérito”. A assessoria de Caroline de Toni informou que não vai se posicionar no momento.

A censura escrita funciona como uma advertência formal aplicada a deputados que tenham cometido alguma infração considerada menos grave ao decoro parlamentar. Fica registrada nos arquivos da Casa, mas não implica em perda de mandato ou suspensão de direitos parlamentares.

MOTIM

Zé Trovão (PL-SC), Caroline de Toni (PL-SC) e Julia Zanatta (PL-SC) – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados; Bruno Spada/Câmara dos Deputados; Câmara de Deputados/Divulgação.

ocupação do plenário da Câmara ocorreu em agosto e durou mais de 30 horas. O espaço foi ocupado por deputados de oposição em uma tentativa de impor a análise de propostas e em protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O episódio fragilizou Motta, que foi impedido de se sentar à cadeira de presidente durante a tentativa de reabrir os trabalhos na Casa.

LISTA DE DEPUTADOS QUE TIVERAM A CENSURA ESCRITA RECOMENDADA:

Além de Caroline de Toni (PL) e Julia Zanatta (PL), o corregedor recomendou censura escrita para outros 12 deputados:

  1. Marcos Pollon (PL-MS);
  2. Marcel van Hattem (Novo-RS);
  3. Zé Trovão (PL-SC);
  4. Allan Garcês (PP-MA);
  5. Bia Kicis (PL-DF);
  6. Carlos Jordy (PL-RJ);
  7. Domingos Sávio (PL-MG);
  8. Nikolas Ferreira (PL-MG);
  9. Paulo Bilynskyj (PL-SP);
  10. Pastor Marco Feliciano (PL-SP);
  11. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
  12. Zucco (PL-RS).

———————

Por Sofia Mayer, g1 SC

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos