Onda Positiva Capacitores de Gaspar conquista 1º lugar
A Onda Positiva Capacitores Ltda, de Gaspar, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Indústria Eficiente 2025. O evento, realizado nesta quarta-feira (8), em Itajaí, reconheceu as micro e pequenas indústrias que se destacaram na Regional Foz do Sebrae/SC e Senai pelos resultados obtidos em eficiência operacional e energética, engajamento e relacionamento com as duas instituições.
A iniciativa faz parte do Programa Brasil Mais Produtivo, focado em competitividade e produtividade no setor industrial. Os critérios de avaliação consideraram a participação efetiva nas consultorias, o cumprimento do cronograma e o índice de produtividade alcançado.
Em todo o estado, 483 indústrias participantes do programa – entre julho de 2023 e julho de 2025 – foram avaliadas. Na região, 49 empresas foram certificadas e oito disputaram a final. São elas: Onda Positiva Capacitores Ltda, Dafe Indústria e Comércio Ltda, GBC Confecções Ltda, Tecelagem Nova Geração Ltda, Bay Estamparia Ltda, New Fashion Confecções Ltda, IG Moda Praia e Bordados Ltda e Tecelagem e Engomagem Nova Geração Ltda.
Com o mote “Orgulho que Inspira”, a premiação buscou reforçar a importância da eficiência como motor de crescimento e competitividade, além de estimular o engajamento em programas que geram ganhos concretos para os negócios e para a economia catarinense.
A cerimônia aconteceu de forma simultânea em seis cidades-polo: Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Criciúma, Itajaí e Joinville. A programação do evento contou ainda com a apresentação de cases inspiradores no painel “Inspiração Industrial Regional”, além da palestra “Como fazer mais, com menos e mais rápido?”, que trouxe insights práticos sobre eficiência e inovação nos processos produtivos.
Durante o evento, Silvana Meneghini, gerente-executiva do SESI e SENAI na Foz do Itajaí e no Vale do Itajaí Mirim, destacou a importância do prêmio como incentivo à melhoria contínua das empresas. “Essa foi uma noite de celebração do Senai e do Sebrae, junto às empresas que participaram do programa Brasil Mais Produtivo. O prêmio é um estímulo para que as indústrias estejam cada vez mais dispostas a repensar seus processos e buscar maior eficiência operacional por meio da consultoria do Senai. Dá muito orgulho perceber o quanto podemos contribuir com a produtividade e o crescimento dessas empresas. Como destaquei na minha fala, vamos sentir muito prazer quando essas empresas não puderem mais participar dos programas do Sebrae, pois isso significará que cresceram tanto que deixaram de ser micro e pequenas, e passarão a buscar outras fontes de fomento”.
– Esse reconhecimento é uma celebração da dedicação e da capacidade de inovação das micro e pequenas indústrias da nossa região. Através da parceria estratégica com o Senai, é possível viabilizar ações como essa. Transformar desafios em oportunidades. Parabenizamos todas as empresas participantes e, em especial, a vencedora Onda Positiva pelo ótimo desempenho – destacou a gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Juliana Bernardi Dall’Antonia.
————–
Da Redação
Fotos: Daniel Mafra