Itajaí: No Dia D da Multivacinação município imuniza 1.280 pessoas

Ação foi ontem em todas as unidades de saúde, e a campanha se estende até o dia 31 deste mês

Ravi completou exatos três meses em pleno Dia D, e bem cedinho sua mãe o levou à Unidade Básica de Saúde do Rio Bonito para imunizá-lo contra a Meningite C e deixar em dia a carteirinha de vacinação do pequeno. Em Itajaí, 1.280 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, foram imunizadas e colocaram a carteira de vacinação em dia, se prevenindo contra várias doenças. As 32 Unidades Básicas de Saúde permaneceram abertas até as 17h, mas a campanha de multivacinação continua até o dia 31 deste mês. 

A campanha nacional de multivacinação tem foco na atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A mobilização, que acontece anualmente em todo o país, tem como principal objetivo aumentar as coberturas vacinais de rotina, garantindo proteção contra diversas doenças preveníveis. E teve até atendentes e vacinadores de cabelo maluco. Tudo para deixar o ambiente descontraído.

Em Itajaí, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica identificou um grande volume de atualizações nas carteiras de vacinação, demonstrando que a população aproveitou o dia para colocar as vacinas em dia.

Paralelamente à multivacinação, está sendo realizada uma ação de resgate de não vacinados contra o HPV, voltada para adolescentes com idade entre 15 e 19 anos. A vacina é considerada essencial por oferecer proteção contra vários tipos de câncer, especialmente o de colo de útero. 

Outra frente importante é a intensificação da vacinação contra o sarampo, uma doença que ainda apresenta risco de reintrodução no Brasil. A vacina tríplice viral (VTV), que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível para pessoas de até 59 anos de idade.

Além disso, segue disponível na rede pública a vacina contra a dengue, oferecida pelo Ministério da Saúde desde maio deste ano. A imunização está sendo aplicada em jovens de 10 a 16 anos. A orientação é para que quem já tomou a primeira dose retorne às unidades para completar o esquema vacinal com a segunda dose, garantindo a proteção completa.

– O resultado foi excelente, reflexo do nosso trabalho. Mostra que o acesso precisa ser oferecido, de preferência, no bairro onde o usuário reside. Conseguimos garantir a proteção das pessoas que nos procuraram. Para quem não aproveitou o Dia D, estamos com todas as vacinas disponíveis nas unidades de saúde onde há sala de vacina – destaca a coordenadora das salas de vacina do município, Elaine Pessoa.

———————-

Da Assessoria PMI

Fotos: Divulgação Secom

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos