Encontro na noite de segunda-feira cumpriu o objetivo de dar transparência ao processo
Na noite desta segunda-feira (3), a comunidade do Bairro da Barra pôde tirar dúvidas e dar sugestões sobre a concessão da Passarela Manoel Firmino da Rocha – a Passarela da Barra. A reunião pública realizada na Praça do Pescador contou com a presença de moradores, membros da administração pública e vereadores.
O objetivo do encontro foi assegurar que os moradores do bairro compreendessem integralmente o projeto e tivessem suas dúvidas esclarecidas, de modo que todo o processo licitatório permanecesse transparente para a sociedade. Importante frisar que mesmo com a concessão, a travessia pela passarela continuará gratuita às pessoas.
– A concessão da Passarela da Barra representa mais um passo na consolidação das Parcerias Público-Privadas (PPPs) como instrumento de modernização e eficiência na gestão da cidade. Então, com essa parceria, nós poderemos garantir melhorias na manutenção, iluminação, segurança, além da valorização do nosso cartão postal, que é tão simbólico para o bairro da Barra e para toda Balneário Camboriú. Além disso, a PPP permite unir o investimento e a inovação no setor privado com o compromisso público, com a qualidade de vida e com o desenvolvimento urbano – fez questão de destacar a prefeita Juliana Pavan.
A primeira parte da reunião foi marcada por uma apresentação, pelo diretor-presidente da BC Investimentos, Fábio Fiedler, dos pontos que levaram o Município a optar pelo modelo de concessão e como ele vai funcionará. Depois, o público presente teve espaço aberto para falas, como questionamentos ou eventuais apontamentos sobre o projeto.
– Em um processo de concessão, temos um rito a cumprir, previsto pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), que pede consulta e audiência pública. E a prefeita Juliana determinou que fizéssemos uma reunião pública no bairro onde está sediada a Passarela da Barra, para que a comunidade local fosse ouvida e, acima de tudo, para que pudéssemos esclarecer todos os pontos que envolvem a concessão, desmistificando um pouco essa questão do que é uma concessão pública e tudo aquilo que ela traz – disse Fiedler.
O processo de concessão da Passarela da Barra, encabeçado pela BC Investimentos, visa implementar melhorias na infraestrutura, revitalizar o espaço e introduzir novas atrações, tornando o ambiente mais seguro e acessível, porém sem abrir mão do acesso gratuito para todos.
————————
Texto: Beatriz Nunes
Fotos: Divulgação/PMBC










