Estado registrou estragos e tem três cidades com decreto de emergência. Entre terça e quarta o risco era muito alto para alagamentos e enxurradas, com acumulados acima de 100 mm
A Defesa Civil de Santa Catarina renovou nesta terça-feira (30) o alerta de perigo para chuvas fortes em todo o estado, com risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos. As chuvas de segunda-feira (29) provocaram alagamentos, carros submersos e pontes interditadas em cidades como Florianópolis, Joinville e Chapecó. Segundo o órgão, a circulação marítima se intensificou na tarde de ontem, terça-feira (30), provocando temporais com chuva forte principalmente no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
A Defesa Civil de Santa Catarina renovou nesta terça-feira (30) o alerta de perigo para chuvas fortes em todo o estado, com risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Até 13h, Treze Tílias, Major Gercino e Timbó Grande decretaram emergência por conta dos diversos estragos. As chuvas de segunda-feira (29) provocaram alagamentos, carros submersos e pontes interditadas em cidades como Florianópolis, Joinville e Chapecó. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) suspendeu atividades presenciais no campus da capital nesta terça.
Segundo o órgão, a circulação marítima se intensificou na tarde desta terça-feira (30), provocando temporais com chuva forte principalmente no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nessas regiões, o risco era muito alto para alagamentos e enxurradas, com a chuva continuando até a madrugada de hoje, quarta-feira (31), com acumulados acima de 100 mm e pontos isolados com volumes ainda maiores. Como o solo já está encharcado, o risco de deslizamentos ainda é elevado.
No Grande Oeste, os temporais serão mais isolados, acompanhados por raios, rajadas de vento e chuva intensa. Nessas áreas, o risco é moderado para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos pontuais.
ORIENTAÇÕES DA DEFESA CIVIL
Durante temporais, procure abrigo seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados. Se houver ventos fortes, evite caminhar ou se abrigar perto de árvores, placas, muros e postes de energia. Em caso de alagamentos, nunca atravesse ruas, pontes ou passarelas submersas.
———————
Da Redação g1 SC




























