Itapoá SC: Maior obra de alargamento de praia do Brasil chega a 58% de execução e 5 km ampliados

Intervenção em Itapoá, no Norte de Santa Catarina, deve ser concluída neste ano. Mais de 3,4 milhões de metros cúbicos de areia foram depositados na nova faixa de areia

Obra inédita no Brasil usa areia de dragagem de canal para alargar faixa de praia – Foto: Divulgação.

Maior obra de alargamento de praia do Brasil, em Itapoá (SC) já alcançou 58,5% de progresso e ampliou 5 km da orla. Intervenção começou em outubro de 2023 e prevê a ampliação de 8,8 km de faixa de areia até o fim do ano. Mais de 3,4 milhões de metros cúbicos de areia foram depositados; sedimento foi retirado da Baía da Babitonga. Obra utiliza uma draga de 166,5 metros, que já realizou 394 operações para transportar areia. Serviço vai ampliar as orlas das praias Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Princesa do Mar.

Imagem mostra trecho de praia de Itapoá com obras de alargamento – Foto: Divulgação.

maior obra de alargamento de praia do Brasil já alcançou 58,5% de progresso. Localizada em Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, a intervenção começou em 20 de outubro de 2025 e até agora ampliou 5 quilômetros da orla, de um total previsto de 8,8 quilômetros. Conforme a empresa responsável pelo serviço, já foram depositados 3,4 milhões de m³ de areia na nova orla. A previsão é que o trabalho seja concluído neste ano.

A obra opera 24 horas por dia e usa uma draga de 166,5 metros que retira 18 mil m³ de areia a 16 metros de profundidade por viagem. Desde o início dos trabalhos, a embarcação se deslocou 394 vezes entre a jazida onde estão os sedimentos até a orla da praia.

A obra acontece em Itapoá, que é a cidade com a maior extensão litorânea de Santa Catarina e já registrou problemas por conta da erosão marítima. No total, o serviço vai ampliar as orlas das praias Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Princesa do Mar.

NÚMEROS DA OBRA, ATUALIZADOS NA QUARTA-FEIRA (7):

Progresso total: 58.5%

Ampliação da orla: 57.0% (5 quilômetros alimentados de 8,8 quilômetros previstos);

Areia depositada na orla: 3,4 milhões de m³ na areia na nova orla;

Ciclos da draga: 394 operações realizadas;

Obra inédita

Além dos números gigantescos, a obra se destaca pelo ineditismo: a areia usada para alargar a praia é retirada da Baía da Babitonga, região que abriga os portos de São Francisco do Sul e Itapoá. Com a intervenção, os empreendimentos portuários poderão receber navios de maior porte.

Segundo a Direção de Operações do Porto de São Francisco, três praias da cidade com a maior extensão litorânea do estado serão alargadas. A expectativa é que sejam depositados 6,4 milhões de metros cúbicos de sedimentos à orla. O volume é mais do que o dobro do usado na Praia Central de Balneário Camboriú.

——————————-

Por Caroline Borges, g1 SC

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
ESPECIAL DE NATAL
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos