Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú tem levado várias e diversas oportunidades para a 3ª Idade do município
A prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria da Pessoa Idosa oferece semanalmente a Oficina de Xadrez 60+. A prática é disponibilizada para os idosos como uma ferramenta terapêutica, pois pode ajudar a melhorar a autoestima, a autoconfiança e a capacidade de socialização dos participantes. Além disso, o jogo pode ser uma forma de estimular a memória e a atenção, o que contribui para a reabilitação cognitiva dos idosos, especialmente os que enfrentam desafios relacionados à demência ou o Alzheimer.
A Oficina de Xadrez 60+ é um estímulo não somente para os jogadores, mas para todos os idosos que desejam aprender a jogar xadrez, pois participar de grupos, das aulas ou até mesmo os jogos com amigos pode ajudar os iniciantes a entender as regras e as estratégias do jogo, tornando a experiência mais acessível e divertida.
Para o professor voluntário José Humberto Caimi, a prática diária ou semanal do xadrez contribui significativamente para o desempenho mental do idoso. “O xadrez é reconhecido como um jogo que estimula a saúde cognitiva e promove a socialização, especialmente entre os idosos”, destaca o mestre. José Humberto é formado em xadrez pela Universidade de Palmas, no Tocantins, e possui mais de 10 anos de experiência.
Claudir Maciel, secretário da Pessoa Idosa classifica o xadrez como uma das melhores formas de manter a mente ativa em qualquer etapa da vida. “À medida em que as pessoas reconhecem os benefícios que esse jogo pode trazer para a saúde mental e social da terceira idade, mais o xadrez se torna relevante, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável do público 60+”, afirma o secretário.
SOBRE O XADREZ NA TERCEIRA IDADE
O xadrez exige concentração, memória e lógica, habilidades que tendem a enfraquecer com o passar dos anos. Ao jogar, os idosos exercitam o cérebro, o que ajuda a retardar o declínio cognitivo, e contribui para a manutenção da autonomia deles. Cada partida representa um desafio intelectual que mantém a mente sempre ativa. Além disso, o jogo favorece a socialização, fator essencial para o bem-estar emocional. A convivência nas partidas cria oportunidades de troca de experiências, possibilita novas amizades e diminui o risco de isolamento social, o que pode impactar negativamente na saúde física e mental.
A Oficina de Xadrez 60+ acontece todas as segundas, quartas e quintas-feiras, das 15h às 17h na sala do Cassino da sede da Secretaria da Pessoa Idosa, localizada na Rua 1822, nº 614, Centro. Não é necessária inscrição prévia.
—————————-
Texto: Jeane Munaretti




























