Números confirmam momento de forte expansão urbana vivido pelo município
Relatório técnico divulgado pela Secretaria de Planejamento de Penha revela que, ao longo de 2025, o município superou a marca de 1,5 milhão de metros quadrados em solicitações de área para construção. O dado evidencia o forte ritmo de crescimento urbano e o aquecimento do setor imobiliário local, refletindo o aumento da demanda por novos empreendimentos residenciais, comerciais e de serviços.
O documento revela exatos 1.582.190,57 metros quadrados em projetos – sendo 595.943,97 em 5 loteamentos e 986.246,60 na 366 projetos na construção civil. “Os números confirmam o momento de forte expansão urbana vivido por Penha. Ultrapassar a marca de 1,5 milhão de metros quadrados em projetos protocolados demonstra a confiança do setor produtivo no município e reforça a importância do planejamento responsável para garantir crescimento sustentável, infraestrutura adequada e qualidade de vida à população”, avalia o secretário, André Serafim.
O relatório revela ainda que 486.420,45 metros quadrados já foram aprovados, sendo os 164.612,95 em 4 loteamentos e outros 321.807,50 metros quadrados na construção civil, que renderam 202 alvarás de construção. “Esse resultado também reflete o comprometimento da equipe técnica com uma análise criteriosa e eficaz dos projetos, garantindo que os empreendimentos atendam às exigências legais e urbanísticas”, complementa o secretário de Planejamento.
O prefeito Luizinho Américo destaca que o município “vive um momento singular de desenvolvimento, com crescimento acelerado e aumento expressivo na procura por novos empreendimentos. Diante desse cenário, foi necessário reforçar o quadro de profissionais da Secretaria de Planejamento, uma medida que demonstra compromisso com a organização administrativa e a eficiência nos atendimentos. O incremento da equipe permitiu responder à alta demanda com responsabilidade, garantindo análises técnicas qualificadas, prazos mais ágeis e um crescimento urbano planejado e sustentável”.
Atento a esse desenvolvimento, a prefeitura em parceria com a ACIPEN, trabalha na conclusão Masterplan, conduzido pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, que definirá um conceito de desenvolvimento para a cidade, e servirá como base para a atualização do Plano Diretor, refletindo compromisso com a organização, planejamento estratégico e qualidade de vida da população.
—————————
Texto: Luiza Vilas Boas













