Balneário Camboriú: Representantes do Sinduscon Itapema visitam a Emasa para conhecer processos de coleta e tratamento de esgoto

Encontro destacou avanços de Balneário Camboriú na eficiência do tratamento de efluentes e no controle de ligações irregulares

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) recebeu a visita do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Itapema, Francisco de Assis Hasckel, que estava acompanhado dos construtores Rodrigo Passos Silva e João Formento. O grupo foi recebido pelo diretor-presidente da autarquia, Auri Pavoni, e pelo diretor técnico, Jefferson Andrade, com o objetivo de conhecer as experiências adotadas pelo município na área de coleta e tratamento de esgoto.

Durante o encontro, os representantes da construção civil de Itapema relataram a intenção de contribuir com o poder público local na busca por soluções para melhorar a coleta e o tratamento de esgoto no município vizinho. A principal preocupação envolve o controle e a fiscalização de ligações irregulares, apontadas como um dos fatores que impactam a eficiência do sistema e os índices de balneabilidade.

A visita ocorreu em um momento em que Balneário Camboriú consolida resultados positivos no setor. Após enfrentar problemas no passado, a cidade passou a registrar, no último ano, avanços significativos, mantendo eficiência superior a 85% no tratamento de esgoto. Além disso, os índices de balneabilidade da Praia Central têm se mantido satisfatórios, mesmo durante a alta temporada de verão, período de maior pressão sobre o sistema devido ao aumento da população flutuante.

O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, colocou a autarquia à disposição para colaborar com os municípios da região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) na construção de soluções conjuntas. “Não é hora de procurar culpados, mas de encontrar soluções. A questão do esgoto impacta diretamente o turismo, a economia e a qualidade de vida da população. Precisamos trabalhar de forma integrada para garantir índices de balneabilidade que não prejudiquem nossas cidades”, afirmou Pavoni.

Auri destacou ainda que os resultados alcançados por Balneário Camboriú são fruto de uma série de medidas técnicas implementadas ao longo do último ano. Entre elas, o Projeto 100% Praia Limpa, iniciado no final do ano passado, que passou a atuar na correção de interferências entre redes de esgoto e drenagem pluvial. Também mencionou a obra da rede auxiliar de esgoto na Avenida Brasil, iniciada na altura da Rua 3700, intervenção que será retomada após a temporada de verão, com novas etapas previstas na sequência.

Ao final da reunião, os representantes do Sinduscon de Itapema convidaram Auri Pavoni para participar, agora no mês de fevereiro, de um evento no município, onde deverá ser apresentada a experiência recente de Balneário Camboriú na área de saneamento.

————–

Da Redação

Fotos: Rafael Weiss

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos