Socorristas do SAMU de Itapema são homenageados na Câmara

samuA comemoração do Dia Nacional do Socorrista, no dia 11 de Julho, não passou despercebida pela vereadora Nilza Simas (PSD). Como homenagem ao trabalho que classificou como “heroico”, Nilza destacou a atuação de cada membro da equipe do SAMU de Itapema, entregando uma Moção de Reconhecimento a todos. A vereadora registrou que SAMU itapemense atende às ocorrências locais e também dos municípios vizinhos, e mesmo com tantas dificuldades que enfrentam, atuam com excelência. “Vocês tem minha admiração, minha gratidão, meu respeito. Quando se trabalha com saúde, não basta ter vocação, é preciso querer essa missão que temos nas mãos. Saúde se faz com coração, corpo e alma! E é isso que os socorristas dão em cada ocorrência. Parabéns a todos vocês”, declarou Nilza. O presidente da Câmara, vereador Xavier Legarrea (PMDB) fez questão de chamar cada socorrista, uma a um, para acender ao plenário e receber a moção honrosa do Legislativo de Itapema, sob aplausos do público presente.

 “A dificuldade é grande, mas temos amor pelo nosso trabalho”

O socorrista Daniel José Pinheiro usou a Tribuna do Povo para agradecer, em nome de toda a equipe do SAMU, a homenagem da Câmara. Ele registrou a rotina de dificuldades e de entrega à missão do atendimento de urgência e emergência. “A dificuldade é grande. Mas atos como este, da vereadora Nilza, nos motivam a prosseguir. É uma honra para todos nós do SAMU”, registrou.

Daniel relatou que o dia a dia da profissão é bastante hostil.  “Trabalho há 10 anos no SAMU de Itapema e observo que não temos reconhecimento financeiro e, tampouco, da população. Entendemos que nossa profissão se dá num ambiente hostil, porque quem precisa de socorro está sempre na pressa. Mas aproveito a oportunidade para registrar a importância de prestar as informações pelo telefone 192, quando fazemos a regulação médica. Isso não quer dizer que enquanto a pessoa responde aos questionamentos a ambulância não vai estar a caminho. Muitas vezes essa regulação faz parte do salvamento, e precisamos que a população entenda isso e coopere no atendimento telefônico”, pediu o socorrista.

Sobre a rotina de plantões, Daniel contou que não há hora para o atendimento. “Sabemos que nosso trabalho é vital para a sociedade. Nós poderíamos optar por um avanço salarial trabalhando numa unidade de saúde de segunda a sexta. Mas nós preferimos manter o nosso trabalho, seja no ano novo, seja domingo, no aniversário de um filho, o que for. Porque temos amor pelo que fazemos! Esse uniforme aqui, como disse a Nilza, é missão! Fomos escolhidos para sermos socorristas”, finalizou Daniel, agradecendo ao Legislativo a homenagem.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News