CIRCUITO UNIVERSIDADE GRATUITA SANTA CATARINA MELHOR CHEGA A JOINVILLE

O governador Jorginho Mello participou nesta segunda-feira, 29, em Joinville, de mais uma rodada de encontros pelo estado, para detalhar o Programa Universidade Gratuita. A iniciativa do evento Circuito Universidade Gratuita Santa Catarina Melhor é da Acafe e foi realizada desta vez na Universidade da Região de Joinville (Univille). A vice-governadora Marilisa Boehm também acompanhou o encontro.

Visita virtual destaca ?Paródia do testemunho ocular? – Prefeitura de Blumenau

- Advertisement -


.

A 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) – ano 2020, está aberta desde 12 de março. Como medidas de distanciamento e isolamento social – a visitação presencial foi interrompida -, a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o MAB estão viabilizando o acesso virtual às mostras com a utilização do recurso de vídeo.

No primeiro da série, os internautas visitantes das redes sociais da SMC conheceram os espaços, passando pelas exposições “Paródia do Testemunho Ocular”, do artista Rafael Ramos (São Paulo), na sala Pedro Dantas; “Passagem”, de Sonia Wizard (Rio de Janeiro), na sala Roy Kellermann; “Até que a morte os separe”, de Martha Ozol (Florianópolis), na Sala Elke Hering; “Abaixo da Superfície”, de Kelly Kreis (Florianópolis), na Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz; e “Sobre Cadeiras”, de Felipe da Costa (Blumenau), na Galeria do Papel.

A partir de quarta-feira, dia 22 de abril, os visitantes podem conhecer com mais detalhes a mostra “Paródia do testemunho ocular”, de Rafael Ramos. Nela, o artista paulistano apresenta uma série composta por nove trabalhos produzidos entre 2017 e 2019. As pinturas partem de suas experiências pessoais com a capital de São Paulo, onde imagens são apropriadas e recombinadas para pintar a cidade sem pintar uma paisagem, com a arte se dissolvendo no contexto da vida urbana.

Nas criações de Rafael, a metrópole é vista como uma terra mítica, saturada com uma parafernália de ilusões, como uma paisagem urbana onde o real e o natural deixam de existir. Não existe mais o debate arquitetônico, cessam as doutrinas, não há teoria, nenhum planejamento: há apenas a criação e a destruição do mosaico de fragmentos urbanos, a justaposição dos esforços humanos frente a natureza em um processo de acumulação de desastres e fantasias. É a paródia do testemunho ocular.

Sobre o artista

Rafael Ramos reside na capital de São Paulo. É formado em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e pós-graduado em Design para movelaria. Fez cursos de pintura e artes plásticas no Mube com Paulo Whitacker (1998). Teve aulas de desenho e expressão visual no atelier de Silvio Dworecki (2003). Aprendeu a fazer gravura em metal no Museu Lasar Segall (2006) e esteve em sessão de acompanhamento de pintura com Paulo Pasta, no Instituto Tomie Ohtake (2015).

Saiba mais

Acompanhe as redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura e saiba tudo que está rolando na 1ª Temporada de Exposições do MAB – ano 2020.

Acesse e compartilhe:

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeblumenau

Twitter: https://twitter.com/fcblu

Instagram: https://www.instagram.com/culturablumenau

“Enquanto isso, para quem puder # Fique em casa, e para quem precisar sair, use # máscara e cuide-se bem. Até breve.”

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 22/04/2020 17:34 – 36 visualizações

Fotos

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conasa

Isso vai fechar em 21 segundos

Isso vai fechar em 20 segundos