Um projeto patrocinado pela Conasa
Foi inaugurado na terça-feira, dia 23 de setembro, o mural: “Peças do Amanhã”, produzido pelo ‘Projeto Escola Sem Muros’ e patrocinado pela ‘Conasa Águas de Itapema’. A obra, com 30m², agora ilustra o muro externo da Escola Cívico-Militar Prefeito Francisco Victor Alves.
– A parceria com o projeto é muito gratificante para a Conasa, pois contribui para o desenvolvimento da criatividade e da conscientização ambiental. Faz parte do nosso compromisso com Itapema apoiar iniciativas como essa – destaca Denis Grassi, ele que é superintendente da Conasa Águas de Itapema.
A arte foi criada pelo idealizador do ‘Escola Sem Muros’, Lucas Nowalls, a partir de ideias surgidas em uma oficina do projeto realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, também com apoio da Conasa na mesma escola.
– Esse mural é um grande quebra-cabeça que está sendo montado pelas crianças e dialoga com todas as propostas da oficina, onde falamos sobre o grande quebra-cabeça do meio ambiente, em que cada um de nós monta uma peça que transforma e mantém o nosso mundo – explica Nowalls.
A produção contou ainda com a participação da estudante Silvia Machado, vencedora de um concurso de desenhos do projeto em 2024. “É uma experiência única, que me permitiu conhecer diversos materiais diferentes. Até então eu só trabalhava no papel, e agora estou aprendendo várias coisas novas”, compartilha a jovem.
O resultado é uma arte que encanta quem passa pelo local e carrega significados profundos. “Para nós é muito importante por causa da valorização da arte e da cultura na escola. Ficamos muito felizes e agradecemos por terem contemplado também a parte do cívico-militar, incluindo no mural os seus valores”, reforça Gisele Pereira, diretora da escola.
O Projeto Escola Sem Muros foi realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Conasa Águas de Itapema.
ACESSIBILIDADE
O mural “Peças do Amanhã” também conta com áudio-descrição, recurso com foco na acessibilidade que descreve as imagens em texto falado. Assim, pessoas com baixa visão ou cegas conseguem compreender a proposta artística. O acesso é feito por meio da leitura de um QR Code com o celular.
————————-
Conasa Águas de Itapema