Trata-se da roda de conversa: “Comunicação na Terceira Idade” que começa segunda-feira
A Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú inicia o ano com mais novidades. A partir de segunda-feira (19) a secretaria vai oferecer uma nova oficina ao público 60+, intitulada “Roda de Conversa – Comunicação na Terceira Idade”. Esta nova ação acontecerá sempre às segundas-feiras, entre 15h e 16h, na sede da secretaria (localizada na Rua 1822, nº 614, Centro). Para participar, basta comparecer ao local, sem a necessidade de inscrição prévia.
A nova oficina possibilitará aos participantes a compreensão sobre os desafios que permeiam a comunicação no cuidado humanizado ao idoso; a reflexão sobre a habilidade de receber ou emitir uma comunicação eficaz; de analisar a relevância da comunicação; conhecer estratégias de comunicação de más notícias, e notícias falsas; identificar as dificuldades de comunicação entre idosos, familiares, e cuidadores; reconhecer as perdas e limitações do idoso frente a uma doença crônica, assim como a perda da autonomia do idoso imposta pela sociedade.
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel afirma que a atividade lúdica é uma ferramenta indispensável na promoção da saúde mental e no bem-estar dos idosos e deve ser constantemente utilizada. “Envelhecer com saúde, sabedoria e qualidade de vida é uma arte. Mais do que isso, é um direito de todos. Durante a oficina os idosos têm a oportunidade de interagir, resgatar memórias, compartilhar experiências, cantar e se emocionar. Enfim, viver novas sensações e reviver lembranças”, pontua o secretário.
Segundo o voluntário e jornalista Coninck Junior, as rodas de conversa estimulam a comunicação e a integração entre os idosos, promovendo discussões sobre os diferentes aspectos que envolvem o processo de vida. “Os resultados são sempre positivos, pois os idosos apresentam boa interação, relatam suas vivencias, histórias de vida, problemas de saúde, gostos musicais e seus sonhos, tornando um momento de distração e criando a possibilidade de novas amizades”, ressalta.
—————————
Texto: Jeane Munaretti




























