Balneário Camboriú: Evento discute inovação, estratégia e equilíbrio fiscal na administração pública

Palestra foi ministrada pelo secretário de Estado da Fazenda de SC, engenheiro Cleverson Siewert

Uma parceria entre as prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú trouxe para o Teatro Bruno Nitz, nesta quinta-feira (9), o secretário de Estado da Fazenda de Santa Catarina, Cleverson Siewert. Na oportunidade, o convidado ministrou palestra apresentando um panorama da economia catarinense com foco em gestão orientada por dados, equilíbrio fiscal e abertura a novas matrizes econômicas. Além disso, o gestor destacou o peso regional das duas cidades no cenário atual da economia estadual.

– Receber um evento dessa natureza reforça o nosso compromisso com a gestão pública moderna e responsável, conectada às inovações, sem esquecer das necessidades da população. Foi um momento de aprendizado, trocas e visão de futuro, porque governar bem também é saber se antecipar, inovar e buscar conhecimento para transformar a vida das pessoas – destaca a prefeita Juliana Pavan.

A prefeita também enfatizou a importância do equilíbrio social e fiscal, para desenvolver sem comprometer. “Não existe política pública sólida sem responsabilidade fiscal. O social e o contábil precisam andar de mãos dadas, com decisões baseadas na realidade financeira de cada município”, enfatizou.

A secretária da Fazenda de Balneário Camboriú, Magda Bez, reforçou o recado sobre inovação e adaptação do setor público em facilitar os investimentos na cidade. “Balneário Camboriú precisa se preparar para as novas matrizes econômicas, frente à Reforma do Consumo. A aposta em tecnologia, inovação, atração de novos negócios e negócios inovadores. É isso que precisamos ter em mente para tornar Balneário Camboriú uma referência em atratividade e investimentos. É ter foco naquilo que é novo, sair da caixa, para continuarmos nessa pegada de desenvolvimento”, destacou.

PRÁTICA PERMANENTE

Em sua apresentação, Siewert defendeu que transformar dados em informação precisa ser prática permanente não apenas na economia privada, mas também no setor público. “Os dados viraram o novo petróleo, com uma diferença: o petróleo é finito; os dados, não”, afirmou, ao defender decisões sustentadas por evidências e serviços calibrados às preferências do cidadão.

Entre as matrizes econômicas, Siewert apontou a necessidade de acelerar ciência, tecnologia e inovação e qualificações técnicas para sustentar consumo e competitividade no novo sistema tributário focado no consumo.

Ao comentar a diversificação, o palestrante observou que embora o agronegócio gere cerca de um milhão de empregos diretos e indiretos, é um setor que exige muitos incentivos, incluindo aí novas tecnologias, para se manter competitivo. “É um setor importantíssimo para Santa Catarina, mas se quisermos seguir crescendo, precisamos entender que o futuro também demanda outras fontes de recursos com maior valor agregado”, finalizou.

O PALESTRANTE

Natural de Joinville, Cleverson Siewert é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Marketing e em Gestão Empresarial. Iniciou a carreira na Tigre S.A. – Tubos e Conexões (2000–2003). Na Celesc, foi diretor técnico em 2011 e, a partir de janeiro de 2013, tornou-se diretor-presidente do Grupo Celesc, função que exerceu até 2018.

No Governo de Santa Catarina, atuou na Secretaria de Estado da Fazenda como consultor e gestor de fundos. Foi diretor do Tesouro Estadual entre 2009 e 2010 e assumiu a Secretaria da Fazenda entre 25 de março e 31 de dezembro de 2010. Entre 2005 e 2010, foi secretário executivo do Fundosocial e de Gestão dos Fundos Estaduais. Retornou à pasta da Fazenda em 2023, em que permanece até hoje.

Segundo registro institucional da Fazenda de Santa Catarina, foi, à época, o secretário da Fazenda mais jovem do país, aos 33 anos.

——————

Texto: Gustavo

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos