Evento contará ainda com a parceria da PM no uso de câmeras para reconhecimento facial
A 13ª Festa Farroupilha, que inicia nesta sexta-feira (19) em Balneário Camboriú e segue até o dia 28 de setembro com uma extensa programação, na edição deste ano contará com o trabalho integrado entre as forças de segurança municipais e estaduais, que se utilizarão de tecnologia para garantir a segurança de todos durante os dez dias de festa.
O planejamento detalhado de como será feito este trabalho foi definido nesta semana, durante reunião realizada na sede da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESEG). O encontro contou com a presença do secretário, Major Geraldo Rodrigues; do comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente-Coronel Rafael Vicente; do comandante da 1ª Companhia do 12º BPM, Major Rafael Zancanaro; do subcomandante da Guarda Municipal, GM Lissandro Josué Jesuir e do supervisor operacional dos Agentes de Trânsito, Agt Peterson Lourival Lopes.
Ficou definido que a Guarda Municipal de Balneário Camboriú estará presente com seu efetivo de guarnições diárias, bem como as especializadas, como a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Canil, Grupo de Proteção a Mulher e guarnição de drones.
Já os Agentes de Trânsito contarão com suas guarnições diárias e a de motocicletas, e realizarão o cuidado com o trânsito no entorno, principalmente nos horários de maior fluxo na malha viária, garantindo a fluidez sem intercorrências. A fiscalização também será realizada, com objetivo de combater principalmente a prática de estacionamento irregular.
A Polícia Militar estará presente com suas guarnições diárias, além das especializadas, como o Tático, Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), Cavalaria e com o apoio do helicóptero Águia 7, do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina.
RECONHECIMENTO FACIAL
Além disso, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, Balneário Camboriú contará com o uso de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial, compartilhadas entre todas as forças de segurança, o que possibilitará a identificação de possíveis pessoas com mandados de prisão em aberto que estejam na festividade.
– Nosso objetivo é trabalhar a integração entre as forças de segurança, para que possamos garantir um evento tranquilo a nossa comunidade. Por isso, esse planejamento é tão importante, pois nos permite ter uma visão completa de todas as ações preventivas e ostensivas que serão realizadas – destaca o secretário de Segurança e Ordem Pública, Major Geraldo Rodrigues.
———————–
Texto: Mateus Silva