Foram aplicadas 394 vacinas durante a ação nacional realizada em sete UBSs do município
Balneário Camboriú promoveu neste sábado (18) o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2025, voltada especialmente para crianças e adolescentes. A ação foi realizada em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. O público-alvo da campanha nacional são pessoas de até 14 anos, 11 meses e 29 dias que não possuem registro das doses aplicadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação, como imunizantes contra a poliomielite, covid-19, meningite, entre outros.
O Dia D aconteceu nas UBSs da Barra, Central, Estados, Municípios, Nações, Nova Esperança e São Judas. Além da vacinação, as unidades ofereceram outros tipos de serviços para a população, como consultas de livre demanda, coleta de preventivos, testes rápidos, verificação de sinais vitais e testes de glicemia.
Ao todo, foram realizados 1.617 atendimentos nas UBSs, sendo 113 coletas de preventivo, 47 testes rápidos e outros 1.063 relacionados aos demais serviços ofertados, além de 394 vacinas aplicadas.
Jonatas Camilo do Carmo Brião, de 31 anos, aproveitou o Dia D para levar os filhos gêmeos, de dois anos, para tomar as vacinas contra a covid-19 e gripe, na UBS Nações. “A gente veio aproveitar o Agito no Bairro e já passamos aqui para deixar as vacinas em dia. É super necessário manter a caderneta atualizada, para cuidar da saúde deles e evitar que tenham problemas futuramente”, comentou.
Acompanhado da avó, Cauê dos Santos Hinckel, de 12 anos, foi até a unidade para tomar a segunda dose da vacina contra a dengue. “É muito importante a gente cuidar da nossa saúde e preservar isso. Não doeu absolutamente nada. Nesse mês, já tomei algumas vacinas para deixar tudo em dia”, disse o menino.
A campanha de vacinação segue até 31 de outubro nas UBSs da cidade. Cabe ressaltar que apesar da prioridade para crianças e adolescentes, a vacinação está aberta para todos.
A secretária de Saúde, Aline Leal, ressalta que, além da vacinação, o Dia D também promoveu ações para as mulheres, já que também é o mês do combate ao câncer de mama. “Nesta edição do Dia D contamos com sete unidades básicas de saúde abertas para atender a nossa população, principalmente por conta da campanha nacional de multivacinação, onde passaram pelas unidades crianças e adultos. A gente teve atendimento médico preventivo em celebração ao Outubro Rosa, nas nossas unidades, e os nossos servidores estavam à disposição da população com os exames preventivo, autoexame de mama e orientações para as nossas mulheres”, disse.
Durante o dia, também houve um mutirão com agendamento de ultrassom transvaginal, ecocardiograma e eletrocardiograma.
———————
Texto: Aysla Dias
Fotos: Divulgação PMBC