Balneário Camboriú: Partidas entre Focas e Orca marcam início do 61º Campeonato de Futebol de Areia de BC

Jogos acontecem na Praia Central, em uma arena próxima à Praça Almirante

A noite de terça-feira (27) foi marcada pelo início do 61º Campeonato de Futebol de Areia de Balneário Camboriú, uma das competições mais tradicionais da cidade. A abertura contou com a presença de autoridades políticas e da comunidade, que prestigiaram as partidas entre Foca’s e Orcas. A competição, promovida pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), acontece até o dia 21 de março, em uma arena montada na Praia Central, próximo à Praça Almirante Tamandaré. Ao todo, 24 equipes divididas em três categorias (Livre, Sênior e Master), movimentarão a orla de terça a sexta-feira com três jogos por noite. A bola começa a rolar sempre às 19h30, com a categoria Master, seguida pela categoria Sênior às 20h45, e encerrando a rodada com a categoria Livre às 21h45.

A prefeita Juliana Pavan destacou a importância de promover o esporte comunitário na cidade, conhecida por ter o Campeonato de Futebol de Areia mais antigo do país. “O nosso compromisso é esse, envolvendo o esporte comunitário, investindo cada vez mais nos nossos atletas e possibilitando grandes encontros como esse. Então, parabéns à Fundação Municipal de Esportes, que compreende o compromisso do nosso governo, de estar atento às demandas do esporte aqui de Balneário Camboriú e atender, de fato, a todos os atletas, de todas as idades”, disse.

O diretor-presidente da FME, Diogo Catafesta, comenta que a organização para a competição acontece já no ano anterior, e que a edição deste ano trouxe melhorias há muito tempo pedidas pelos jogadores.

– Uma nova iluminação moderna, a questão das barracas para os times e para os familiares, que quando chovia ficavam ao relento. Então a gente fez algumas mudanças e aumentamos a quantidade de arquibancada ao lado oposto aqui da organização do campeonato. Estamos bem contentes, é um campeonato que requer bastante atenção, com 24 equipes e mais de 600 pessoas envolvidas, são muitos jogos que vão acontecer aqui na nossa arena. Agradeço a equipe da Fundação Municipal do Esporte que se dedicou intensamente para organizar todo esse campeonato – destacou.

– Nós tivemos uma ideia maravilhosa de pintar a trave de amarelo, o que deu uma repercussão. Todos os jogadores sentiram que é diferente, que é uma coisa nova, que dá para visualizar bem o gol. As linhas de área também pintamos para ter uma visualização para a arbitragem. Tivemos muitos agradecimentos dos próprios atletas quanto a isso, do juiz também. Também temos uma iluminação de última geração. Isso é o que a Prefeitura nos pede, e é isso que a gente quer fazer para a nossa comunidade – complementou o diretor de Esporte Comunitário da FME, Artaleto da Silveira.

JOGOS ACIRRADOS MARCARAM INÍCIO DO CAMPEONATO

Nas três categorias disputadas, Focas e Orca protagonizaram partidas acirradas nas areias da Praia Central. Na Categoria Master e Sênior, as equipes empataram em 2 a 2. Já na Categoria Livre, Foca’s teve um desempenho melhor e garantiu a vitória por 1 a 0.

O sistema de disputa será de pontos corridos em turno único na primeira fase, classificando-se os quatro melhores para as semifinais. O terceiro lugar ficará com a equipe que tiver realizado a melhor campanha durante a fase de grupos. Os times na disputa pelo título nas três categorias são Baleia, Barracuda, Dourado, Foca’s, Goiá, Lagosta, Orca e Pescada.

CAMPEONATO PARALELO RETORNA AO CALENDÁRIO APÓS DOIS ANOS

Além da disputa oficial, a temporada de 2026 traz uma novidade: o retorno do Campeonato Paralelo de Futebol de Areia. Após um hiato de dois anos, a competição volta a ser realizada e, de forma inédita, ocorrerá simultaneamente ao campeonato principal, na mesma arena.

A competição está programada para ocorrer de 31 de janeiro a 14 de março, com jogos sempre às segundas-feiras e aos sábados, com duas partidas por noite, abrangendo a 46ª edição da categoria Veteranos (Cinquentões) e a 23ª edição da categoria Novos.

O torneio paralelo reúne dez equipes divididas em duas chaves, onde se classificam os quatro primeiros colocados de cada grupo. Diferente do campeonato oficial, o critério para o terceiro lugar é outro. A medalha de bronze ficará com o time que perder a semifinal para a equipe que, posteriormente, vencer a final e se sagrar campeã.

Na categoria Veteranos, a disputa envolve as equipes Foca’s, Spada’s, Pirata’s, Estrela do Mar e Tatuíra. Já na categoria Novos, buscam o título os times Caravelas, Tubarão Martelo, Anchova, Linguado e Tubarão Branco. O regulamento completo das competições pode ser conferido em anexo.

 ——————–

Texto: Aysla Dias

Fotos: Marcos Brito

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos