Balneário Camboriú: Programa Bandeira Azul promove campanha de educação ambiental nas praias de BC

Primeira ação acontece neste sábado (10), na Praia do Estaleirinho

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAM) de Balneário Camboriú, em parceria com a Univali, promove neste mês de janeiro uma campanha de educação ambiental nas praias do município. A iniciativa integra o Programa Bandeira Azul e tem como objetivo orientar banhistas sobre comportamentos responsáveis e seguros no uso das praias. A primeira ação acontece neste sábado (10), a partir das 9h, na Praia do Estaleirinho (veja box).

As atividades de educação ambiental serão realizadas por servidores especializados da Univali, todos com nível superior na área ambiental e social, com a presença de professores da universidade. Os servidores da Semam também prestarão apoio no local.

As ações serão realizadas com a instalação de tendas nas praias, onde equipes ficarão concentradas com material didático e jogos recreativos, abordando duas temáticas principais: Vida na Praia e Animais na Praia.

A temática Vida na Praia destaca a importância do respeito à vegetação costeira de restinga, a atenção às orientações dos guarda-vidas sobre as condições do mar e o distanciamento adequado das embarcações em relação à faixa de areia. Já a temática Animais na Praia evidencia os impactos negativos que o ambiente praial pode causar aos animais domésticos, especialmente aos cães, como a exposição à areia quente, a ingestão acidental de água do mar e o estresse provocado pelo excesso de estímulos sensoriais.

Conforme dados da secretaria, os principais problemas identificados nas praias, além da presença de animais domésticos na restinga e faixa de areia, são caixas de som, depósito irregular de lixo, jet skis e lanchas a menos de 200 metros da linha de costa (causando risco aos banhistas), intervenção em Área de Preservação Permanente de restinga com pisoteio, estacionamento de veículos e camping, além de churrasco nos costões rochosos.

De acordo com o secretário da Semam, Nelson Oliveira, o objetivo é fortalecer a cultura do cuidado com a praia, respeitando a restinga, a fauna, as normas de segurança e o convívio coletivo. “Quando a população entende o porquê das regras, ela passa a ser aliada da preservação, e é assim que Balneário Camboriú segue avançando como referência em sustentabilidade e gestão ambiental responsável”, destacou.

PROGRAMAÇÃO

As ações acontecem em seis datas nas praias do Estaleirinho, Estaleiro e Taquaras, sempre das 9h às 13h:

TEMÁTICA VIDA NA PRAIA:

10 de janeiro – Estaleirinho, em frente ao Restaurante Costão Parador

17 de janeiro – Estaleiro, em frente ao Centro de Educação Municipal Taquaras

18 de janeiro – Taquaras

TEMÁTICA ANIMAIS NA PRAIA:

23 de janeiro – Estaleirinho

24 de janeiro – Estaleiro, em frente ao Restaurante Brisa do Mar

25 de janeiro – Taquaras

————————-

Texto: Gustavo Petry

Imagens: Divulgação/PMI

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
ESPECIAL DE NATAL
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos