Balneário Camboriú: Secretaria da Fazenda tem encontro sobre educação fiscal e financeira com estudantes da rede municipal

Atividade integrou programa piloto no CEM Professor Armando César Ghislandi, abordando nota fiscal, arrecadação e aplicação de recursos públicos

A através da Secretaria Municipal da Fazenda de BC realizou na última quinta-feira (16) uma roda de conversa com 60 estudantes do 5º Ano do Centro Educacional Municipal Professor Armando César Ghislandi. O encontro reuniu alunos dos turnos, matutino e vespertino participantes do Programa de Educação Fiscal e Financeira, iniciativa piloto desenvolvida na unidade escolar.

Os estudantes debateram temas como, sistema tributário, arrecadação e aplicação dos recursos públicos, nota fiscal e fiscalização. Também foram abordados tipos de impostos, sonegação e produtos falsificados.

Participaram do debate a secretária da Fazenda, Magda Bez, o diretor de Fiscalização Fazendária, Cláudio Kraus, a diretora do Programa de Educação Fiscal e Financeira, Ângela Maria Simão Hoemke, e a assessora pedagógica Luciana Copet; além da professora Jaqueline Moraes e da diretora da escola, Laura Hofmann.

A diretora Laura Hofmann destacou o projeto como um papel de grande relevância na aproximação entre os diferentes agentes sociais. “Representa uma oportunidade de união entre escola, famílias e comunidade, fortalecendo a cidadania e construindo uma sociedade mais justa, solidária e participativa”, afirmou.

Também de acordo com a diretora, a iniciativa formará adultos mais conscientes e melhor preparados para tomar decisões responsáveis, fortalecendo valores individuais e coletivos. “É importante porque ensina o valor da responsabilidade com o dinheiro público e pessoal, ajudando os jovens a compreenderem seus direitos e deveres como cidadãos”, explicou.

APLICAÇÃO EM AULA

A professora Jaqueline Moraes relatou que os estudantes demonstraram curiosidade pelo tema logo nas primeiras aulas. “Desde que o programa iniciou no mês de agosto, os alunos demonstraram bastante interesse em aprender. Fizemos várias atividades e todas elas foram muito bem recebidas”, contou.

Os conteúdos foram trabalhados de diversas formas ao longo dos meses. “A gente trabalhou com auxílio de vídeos, criação de gráficos, textos, pesquisas, palestras e até com entrevistas que eles tiveram que fazer com familiares”, detalhou a professora. Os alunos também criaram histórias em quadrinhos sobre educação fiscal e desenvolveram um jogo da memória com o tema ‘bens e serviços públicos’.

PRÓXIMAS ATIVIDADES E ENCERRAMENTO

Por se tratar de um tema transversal e transdisciplinar, o estudo envolve diversos profissionais de diversas áreas. O programa deste ano, por exemplo, será finalizado no dia 5 de novembro com apresentações musicais e teatrais sobre educação fiscal e financeira, desenvolvidas em parceria com a professora de arte, Elenice Cerezer, e o professor de música, Thiago Haubert.

Os estudantes também farão uma simulação de mercado, colocando em prática o conhecimento adquirido, principalmente sobre emissão de nota fiscal. A confecção dos convites e panfletos para a inauguração do mercadinho, que serão entregues aos outros alunos da escola, será realizada em conjunto com a professora de leitura, Samara Webber.

Ao analisar o resultado deste primeiro ano, a professora Jaqueline foi enfática ao destacar a contribuição da iniciativa para a formação dos estudantes. Ela disse acreditar que, com este programa de educação fiscal e financeira, os alunos aprendem desde cedo a serem cidadãos mais conscientes e responsáveis. “Hoje eles já conseguem entender para que servem os impostos e por que é importante cuidar do dinheiro público”, concluiu.

————————-

Texto: Gustavo Petry

Fotos: Divulgação PMBC

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos