Diretoria da Vigilância Ambiental intensificou ações de conscientização e vistorias
Balneário Camboriú intensifica ações de prevenção contra o mosquito da dengue e chikungunya durante o verão, através do trabalho de conscientização e vistorias realizado pelas equipes das diretorias da Vigilância Ambiental e Epidemiológica, da Secretaria de Saúde. Durante as ações, foram ampliados os serviços como aplicação de fumacê em pontos estratégicos; conscientização no Portal de Informações Turísticas de Balneário Camboriú (PIT); intensificação de visita em imóveis de veraneio fechados e monitoramento de áreas prioritárias – que são os locais de maior risco de proliferação do mosquito e incidência para as doenças das arboviroses.
Além disso, também é realizada um Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAA), atividade essencial para um mapeamento mais preciso das áreas de risco, identificando as áreas mais críticas e o tipo de depósito com mais incidência como caixa d’água, inservíveis, entre outros.
– Agora no verão com altas temperaturas e com muitas chuvas, a população deve redobrar seus cuidados em relação à dengue. É de extrema importância que o morador tire 10 minutos por semana para verificar as imediações de seus imóveis, utilize repelentes e acione a Vigilância Ambiental sempre que necessário”, destacou o diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz.
VACINAÇÃO
Balneário Camboriú também conta com a vacinação contra a dengue como uma das medidas de prevenção, destinada exclusivamente para crianças e adolescentes, de 10 a 16 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. A vacinação é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Ressalte-se que é essencial que todas as pessoas que já receberam a primeira dose busquem a UBS para a segunda aplicação. O esquema vacinal compreende duas doses, aplicadas em um intervalo de 90 dias. É preciso estar atento ao tempo necessário entre uma dose e outra, para garantir uma imunização completa contra a doença.
PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE
* Não acumule água parada: Certifique-se de manter caixas d’água tampadas; não deixe água parada em pneus, garrafas, vasos de plantas, latas, calhas, e qualquer objeto que deixe água parada;
* Limpeza: Mantenha vasos de plantas limpos e troque a água, para coibir a proliferação do mosquito;
* Descarte lixo corretamente: Jogue fora recipientes que possam acumular água, além de manter lixeiras tampadas e o quintal de casa limpo.
* Repelentes e telas: É indicado o uso de repelente diariamente, bem como telas de proteção em janelas, para evitar a entrada de mosquitos.
——————–
Texto: Aysla Dias
Fotos: Divulgação PMBC




























