Cidades litorâneas obrigadas a se virar nos trinta
Na manhã desta sexta-feira, o Comitê de Crise de Camboriú reuniu-se hoje no auditório da Prefeitura para traçar as próximas ações de apoio à população que foi afetada pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. Secretários municipais estiveram presentes e definiram as coordenadas de cada setor envolvido, a serem aplicadas nas operações de rescaldo e recuperação.
Durante a reunião, foi apresentado um panorama dos trabalhos já realizados para prestar suporte à comunidade. As equipes estão atuando com foco na desobstrução de vias, manutenção de infraestrutura, além da limpeza e monitoramento das áreas mais afetadas. De acordo com as autoridades, as pessoas desalojadas estão sendo atendidas com todo o suporte necessário nos três abrigos disponibilizados pelo município.
O prefeito Leonel Pavan destacou que a prioridade neste momento é a recuperação da cidade e a continuidade dos atendimentos à população. “Estamos concentrando esforços para garantir a segurança e o bem-estar de todos. Além disso, estamos buscando apoio de municípios vizinhos. Já recebemos ligações de prefeitos de cidades catarinenses e gaúchas oferecendo ajuda”, afirmou Pavan.
Em relação às doações, ficou definido que os itens serão depositados nas dependências do Salão Paroquial Cristo Rei, que está localizado na Rua Manoel Anastácio Pereira, nº 257, no centro de Camboriú, ao lado da Prefeitura. A cidade está solicitando doações de água potável, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal, colchões, roupas de cama, fraldas descartáveis para crianças de todas as idades, roupas infantis, produtos de limpeza e ração para animais. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelos telefones: (47) 99967-5010, 98830-7914 ou 98825-5605.
Importante: para evitar fraudes, não serão aceitas doações por meio de PIX de pessoas físicas. O prefeito ainda solicitou ao presidente da Câmara, vereador Marlon Borsatto, que designe um representante para acompanhar o recebimento das doações a fim de garantir a transparência do processo.
COLETIVA DE IMPRENSA
Logo após a reunião, o prefeito e a Defesa Civil concederam uma coletiva de imprensa quando apresentaram a situação atualizada.
A Defesa Civil de Camboriú tem atuado incansavelmente desde a madrugada desta sexta-feira (17) para atender aos moradores afetados pelos alagamentos e deslizamentos. Até o momento, cerca de 6 mil famílias foram atingidas, sendo encaminhadas para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Entre as áreas mais impactadas estão o distrito de Monte Alegre, com 3.150 casas alagadas, e o Bairro Rio Pequeno, que registrou 2.253 casas atingidas, com pontos críticos no Loteamento G. Laffitte. Também foram registrados alagamentos nos bairros Cedro (523 casas), Santa Regina (687 casas), São Francisco de Assis (322 casas), Jardim Europa (165 casas) e Tabuleiro (100 casas).
Além disso, deslizamentos de terra ocorreram em diversas vias, como na Avenida Santa Catarina, no Monte Alegre, e nas ruas Monte Pedra Sul e Monte Branco, as quais se encontram totalmente interditadas. O Morro do Encano também foi afetado pelos deslizamentos.
O prefeito Leonel Pavan, juntamente com o vice-prefeito Jozias da Silva, seguem acompanhando de perto todas as ações emergenciais. Ambos reforçaram o pedido para que as equipes mantenham o foco máximo na recuperação da infraestrutura e no restabelecimento dos serviços essenciais.
Texto e Fotos: Molina Orval