Leonel Pavan aproveitou o sábado para fazer um balanço da situação
Na manhã deste sábado (18), o prefeito Leonel Pavan reuniu-se com o secretariado e coordenadores do Comitê de Crise do município de Camboriú para definir novas medidas e estratégias para enfrentamento dos danos causados pelas intensas chuvas que atingiram o município. O encontro, no gabinete do prefeito, teve como objetivo traçar o planejamento das próximas ações para recuperação e restauração da normalidade na cidade.
Na sexta-feira 17, o secretário de Planejamento Urbano, Alexandre Cold Metsger foi nomeado coordenador do Comitê de Crise. A partir de agora ele estará à frente das operações que envolvem o prefeito, o vice-prefeito, secretarias municipais e diversos setores que atuam no rescaldo e na recuperação dos danos causados pelas chuvas de quinta-feira.
As equipes de trabalho junto com a secretaria de Obras estão focadas na desobstrução das vias, restauração das estradas rurais e reparo de três pontes que sofreram avarias significativas. Além disso, o trabalho inclui a limpeza e o recolhimento de entulhos em todos os bairros afetados. O objetivo principal é garantir a segurança e a mobilidade da população, ao mesmo tempo em que se inicia o processo de reconstrução da infraestrutura que foi comprometida pela enchente.
A secretaria da Saúde informou que a partir de segunda-feira (20), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão com os atendimentos normalizados, oferecendo assistência à população de forma regular.
Em resposta aos danos provocados pelas fortes chuvas, que resultaram em alagamentos, inundações e deslizamentos de terra, o município de Camboriú publicou o Decreto nº 4.545/2025, declarando situação de emergência. A medida visa agilizar a recuperação dos serviços essenciais e a assistência às vítimas. Também possibilita a utilização de todos os recursos e servidores necessários para a execução dessas ações até nova determinação.
A administração municipal segue mobilizada para minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir a retomada da normalidade na cidade o mais breve possível.
Por Molina Orval
Fotos: Divulgação