Cultura: Quarteto de choro Chá de Cevada realiza apresentação gratuita em São Francisco do Sul no domingo 28

Grupo traz para a cidade uma apresentação baseada, sobretudo, em seus temas autorais e alguns dos grandes clássicos do chorinho, primeiro gênero musical genuinamente brasileiro

Com raízes no final do Século XIX, o chorinho é o primeiro gênero musical brasileiro, surgido com forte ligação com a rua e os mais diversos espaços públicos. Honrando esta tradição, o regional de choro Chá de Cevada está iniciando a circulação do seu espetáculo autoral e vai realizar uma apresentação gratuita em São Francisco do Sul, no domingo (28). O espetáculo ocorre no Mercado Público Municipal, às 13h, e tem classificação livre. O repertório da apresentação é formado, principalmente, pelas composições autorais do grupo, pontuado também pelos grandes clássicos do choro.

Criado em 2007, em Joinville, atualmente o Chá de Cevada é formado por estes músicos: Cláudio Moraes (flauta transversa e saxofone), Fernando Galetto (cavaquinho), Carlinhos Ribeiro (pandeiro) e Ney Souza (violão sete cordas). Desde o princípio da sua trajetória, o grupo trabalha para promover o chorinho brasileiro, realizando espetáculos que possuem caráter didático para além da fruição artística.

O objetivo da série de apresentações que tem início em São Francisco do Sul é favorecer essa aproximação com o público ao realizar concertos em locais de grande fluxo de pessoas, proporcionando um espaço de encontro entre artistas e público, ao mesmo tempo em que se revigora a tradição dos shows de rua ou em ambientes alternativos – prática que combina a vivência artística com a socialização e o lazer, criando um forte sentido de pertencimento à identidade cultural nacional.

Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o chorinho é reverenciado por músicos nacionais e internacionais e admirado por um público crescente e exigente. O gênero ocupa um lugar singular na música brasileira, sendo visto como um ponto de transição entre a música popular e erudita, pelo seu caráter boêmio e informal que se combina com uma execução musical altamente elaborada, com registros formais em partitura.

Um dos integrantes do grupo e compositor de alguns dos temas, o violonista Ney Souza destaca a importância desse contato com o público para evidenciar a relevância do choro enquanto manifestação cultural brasileira. “O choro se desenvolve historicamente nos espaços públicos, nas serestas, nas rodas. É uma música que vai ao encontro do povo. Quando começamos a tocar, fica claro que o público também se encanta e vai ao encontro da música. Projetos que levam o choro pros espaços públicos são importantíssimos para a manutenção do nosso imaginário musical brasileiro e a satisfação é muito sincera quando os sorrisos da plateia encontram os sorrisos do grupo”, assegura.

Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.

SERVIÇO:

O quê: Apresentação do regional de choro Chá de Cevada;

Quando: 28 de setembro (domingo), às 13h;

Onde: Mercado Público Municipal de São Francisco do Sul – Rua Babitonga – Centro;

Quanto: apresentação totalmente gratuita;

Todas as informações sobre o projeto podem ser conferidas em: @cha_de_cevada.

———————-

Fotos: Gabriel Bazt

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos