GOVERNADOR DO RS ALERTA PARA “MAIOR DESASTRE DA HISTÓRIA” DO ESTADO

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que atingem o estado já prenunciam o "maior desastre da história" gaúcha em termos de prejuízo material. Segundo Leite, a situação é "pior" do que a registrada no ano passado, quando as inundações causaram mais de 50 mortes e grandes danos materiais. 

DESTRUIÇÃO DE MATA NATIVA A LUZ DO DIA EM ITAPEMA?

- Advertisement -

Exploração imobiliária em Itapema: moradores do entorno da rua 898, no bairro Casa Branca, registram imagens em vídeo e fotos de um grupo de pessoas, no pleno sábado, 15, dia em que os órgãos de fiscalização estão fechados para a fiscalização, estão aproveitando do fim de semana para devastar as escondidas uma área de mata nativa a machado e a motosserra, passaram até veneno no local, lembrando que do lado passa o rio Bela Cruz, denuncia.

Segundo o denunciante, o local está com tapumes, não consta placas com as autorizações ou de licenciamento ambiental, pontua. “Estão cortando no fim de semana, no sábado para violar a lei, destruir o meio ambiente em nome da exploração imobiliária.
Pergunta onde está a Guarda Municipal e a FAACI de Itapema”

Isto tem o dedo dos malfeitores desse “governo”, acusa, eles sempre foram os maiores destruidores dos morros, nascentes e das florestas nativas para construírem seus empreendimentos, relembra, e espera que um dia Itapema não venha se tornar uma selva de pedras, considerou!

Nossa reportagem foi verificar a procedência das informações, baseado no que foi nos passado em vídeo e fotos, está confirmado o dano a vegetação nativa. A nossa verificação confirmar a suspeita de ilegalidade na destruição da área de vegetação que é comprometida pela pouca transparência e pequena disponibilidade de dados, no tapume, nenhuma informação estatal e do órgão ambiental (FAACI) a respeito das autorizações de desmatamento.

A não disponibilização desses dados no site do órgão ambiental e no portal de transparência do governo municipal é fundamental para que se possa avançar no âmbito da fiscalização, para prevenir e combater o desmatamento zero na Mata Atlântica que em Itapema caminha a velocidade convergente em favor da exploração imobiliária e de quebra a ausência do estado, contribuiu para a situação de urgência da emergência climática que a falta de planejamento dos “gestores” prevaricam, contribuindo para devastação selvagem e bárbara de áreas fundamentais para a manutenção da vida respirável do todo o ecossistema.

Este esforça feito pelo morador em denunciar uma ferramenta de motosserra operando na Mata Atlântica de Itapema, revela que não existe controle, leis e ordem para que se verifiquem a legalidade dos desmatamentos detectados e tomem as devidas medidas de fiscalização e punição. “O respeito à Lei da Mata Atlântica e ao Código Florestal são os primeiros passos para iniciarmos uma cultura de princípios para a reverter a violência pela qual se devasta áreas tão sensíveis e imprescindíveis para uma cidade turística que tem sua economia baseada nos ativos do Meio Ambiente.

Itapema é uma cidade privilegiada por possuir uma grande reserva de áreas de mata atlântica em seus morros e nos arredores, contudo, resta claro e evidente que os gestores tem pouco apreço cultural e de consciência do ponto de vista do eco-sustentabilidade, os controladores do município tem histórico de devastação de morros, encostas e de áreas nativas na Orla das Praias.

Entramos em contato com a (FACCI) para ouvir a versão e comunicá-los do andamento de um suposto crime ambiental, o contato recebeu as mensagem e silenciou.

NR: Um breve relato que merece um #tbt: ex-vereador Ivalcir Simas já fora conduzido por agentes da polícia judiciária ambiental para a delegacia acusado de crimes ambientais e é público notório que os familiares ligados ao governo operam empresas que são inimigas do Meio Ambiente, logo, estamos sendo governados pela prefeita Nilza Simas, na secretária de Educação a Irmã Alexandra Simas e na secretária de Saúde o “genro” entre outros familiares espalhados pelas autarquias e empresas associadas.

Nota: O presidente da FAACI, Dr. Rafael, foi até o local não localizou nenhuma atividade, já haviam saído, informou a uma fonte que segunda-feira, 17, tomará providência, vamos aguardar!

José Santana 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conasa

Isso vai fechar em 21 segundos

Isso vai fechar em 20 segundos