EDITORIAL: NA BOCA DA URNA

- Advertisement -

Dentro de 4 dias os municípios brasileiros vão conhecer seus novos prefeitos

Por L. Pimentel

A região da Amfri – Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu – vive momentos de expectativa com as eleições municipais do próximo domingo (6), eleições que vão eleger prefeitos e vereadores de todas essas cidades, assim como de resto, de todo o Brasil.

Em alguns dos municípios da região, o pleito de domingo é esperado com grande expectativa e interesse, pois vai colocar frente a frente muitos pesos-pesados da política que desejam governar suas cidades, como veremos mais abaixo.

Vou citar algumas delas onde as disputas estão mais acirradas, a começar por Itapema, onde três candidaturas disputam a preferência do eleitor. Professor Willian Maister (PT), Clóvis José da Rocha Júnior (PSD) e  Carlos Alexandre de Souza Ribeiro (Alexandre Xepa – PL). Aqui a busca pelo voto do eleitor está intensa, inclusive com ataques apócrifos e fake news correndo solto na multidão.

Já em Porto Belo, onde apenas dois candidatos estão na briga pela prefeitura, Joel Lucinda e Rosana Vargas Pereira Schlichta, a coisa parece estar bastante definida. Joel Lucinda (MDB), que está indo para a reeleição, tem boas chances de continuar comandando a prefeitura. Já Rosana Vargas Pereira Schlichta (PSB), que está em sua primeira eleição, quer nos parecer que ela está concorrendo apenas para marcar o espaço de seu partido no pleito. Que se conheça, não há briga entre os dois como deve ser uma eleição.

Em Camboriú são quatro as candidaturas: Pelo PSD, Leonel Pavan; pelo MDB, Edson Renato Dias (Piriquito); pelo PT, a Professora Eliane e pelo PL, Ramon Jacob. Ali a coisa parece fácil, mas não é. Aparentemente há tranqüilidade na eleição. Mas não é isso que ocorre realmente. Há muitas brigas de palavras, acusações, divulgação de mentiras e até desenterro de coisas antigas que fazem com que a eleição para prefeito de Camboriú se transforme em uma incógnita até o dia do pleito.

Por seu lado, Itajaí tem três fortes candidatos disputando a preferência do eleitor: Carlos Chiodini (MDB); Osmar Teixeira (PSD) e Robison Coelho (PL). Até o momento, e pelas mais recentes pesquisas, o candidato que vai à frente é Osmar Teixeira. E como Itajaí ainda não terá o 2º turno nestas eleições, quem fizer mais votos vai governar o município no período de 2025/28.

Outra eleição bastante disputada na região da Amfri é a de Balneário Camboriú, onde a líder das pesquisas, Juliana Pavan (PSD), em se confirmando esta vantagem no domingo, deve ser a vitoriosa. Isso pelo menos é o que dizem as mais recentes pesquisas de opinião. No entanto, o segundo colocado, Peeter Lee Grando (PL), candidato oficial, espera por uma virada até domingo. Outros candidatos são: Andre Meirinho (PP), Claudir Maciel (PSB), Lucas Gotardo (NOVO) e Marisa Zanoni (PL). Todos eles estão com suas campanhas a mil, mas com poucas chances de vitória. Em BC a briga maior fica por conta das pesquisas de intenção de votos. Há muita briga sobre isso, mas a grande decisão mesmo será do povo balnear que vai às urnas no próximo domingo.

De qualquer forma, as eleições municipais deste ano vão possibilitar uma guinada nas administrações municipais desta região. O que podemos dizer e esperar é que os vencedores façam por suas cidades tudo o que estão prometendo em campanha.

Eleitores! Domingo é o grande dia. Vocês decidem o destino de suas cidades através do voto. Não esqueçam que votar bem, votar certo, votar pelo melhor programa, vai melhorar a sua vida e de todos os munícipes de suas cidades. Então, até domingo e boa sorte a todos!

 

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News