EDITORIAL – QUAL A RELAÇÃO ENTRE ALEXANDRE SANTOS (SECRETÁRIO DE SAÚDE DE ITAPEMA) E O JORNALISTA ESCOBAR?

Por: Elias Tenório

Da Redação

No dia 17/08/2023, publicamos um artigo sob o seguinte nome: ITAPEMA: JORNALISTA DENUNCIA SUPOSTO “ESQUEMA” DE FAVORECIMENTO NA LICITAÇÃO PARA CONTRATAR EMPRESA QUE IRÁ ADMINISTRAR A UPA.

O artigo dizia o seguinte em sua íntegra:

“No dia 18 de julho, em sua coluna online denominada Artigo V, o jornalista itapemense, Lahyre Escobar, entre tantas informações, trouxe uma que deixou alguns itapemenses preocupados se realmente aquilo estaria acontecendo.

Em certa altura de seus comentários, Escobar, como é mais conhecido, trouxe à tona informação que remete à uma suposta existência de um favorecimento por parte de membros da Secretaria de Saúde, em favor da empresa de um médico que, segundo Escobar, seria muito “chegado” de alguém da Secretaria de Saúde e ligada ao Secretário, Sr. Alexandre Furtado.

Abaixo publicamos ipsis litteris a publicação que fez a denúncia:

# Voltando para a aldeia Peixeira Gaulesa. A coisa de 15 dias está em andamento lá no Paço Municipal, o resultado da licitação da empresa que irá comandar a UPA, ao lado do hospital, existe uma panelinha daquela assessora pica dura do Sec. da Saúde, e mais um grupinho, para que a ganhe a empresa de um médico chegadinho a panela delas, que deve ser tão incompetente quanto. –grifamos.

# Pois, segundo soube sua empresa, não tem competência para atender uma UPA, por se tratar de atendimento de urgência, mas foi a empresa que apresentou o menor valor. E, segundo uma mosquinha que circula pelas “panelinhas da Saúde”; Esse valor, será corrigido uns meses depois que essa empresa assuma a administração da  UPA. Então tá. – grifamos

# Afirmo que a enfermeira aquela que esta cheia de poder, e está atrapalhando os planos do Secretário, de tornar-se  Prefeito, pois ela anda como uma rainha. Eu acho ela incompetente, pois não recordo o ano, voltando de Brasília, tinha a informação do Ministério da Saúde, que em nossa região, muitos recém nascidos, vinham já com sífilis e um numero muito alto de infectados. Dados oficiais do Ministério. E, liguei para ela, ainda do meu deslocamento do Aeroporto para Itapema, pedindo informações sobre esse assunto e, ela simplesmente ignorou e também, escondeu essa informação da população. A partir desse fato, a tenho como uma incompetente!  E o pior, ela esta na comissão que decide pelos dados técnicos da empresa que irá explorar a UPA. Vergonha! – grifamos.

Notem que o jornalista menciona a suposta existência de uma “panelinha” que, juntamente com outro grupo, para que a empresa do médico “amigo” ganhasse a licitação. E, grave, segundo Escobar, a empresa do médico que seria supostamente favorecido, não teria competência para administrar uma UPA, por ser atendimento de urgência.

Mas, o mais grave em todo o teor da denúncia, em nosso entendimento, seria um suposto “acerto prévio” para favorecer a empresa do “médico amigo”, o que, dependendo da veracidade da informação, poderia até mesmo remeter a um suposto direcionamento, posto que, em certo trecho, o jornalista menciona que a tal empresa teria sido a que apresentou o menor valor na licitação, e, ainda segundo Escobar (se segurem nas cadeiras os Promotores da Moralidade Pública), “Esse valor, será corrigido uns meses depois que essa empresa assuma a administração da  UPA”.

Ou seja, pela fala do jornalista, tudo aponta para um suposto favorecimento à empresa do médico “amigo”, que ofereceria o menor preço para ganhar o certame, mas já teria “acertado” uma correção dos valores uns meses depois que a tal empresa assumisse a administração da UPA!

Notem ainda que ele menciona que, “e o pior, ela está na comissão que decide pelos dados técnicos da empresa que irá explorar a UPA”, ou seja, segundo ele, a pessoa da Secretaria de Saúde que supostamente estaria formando “panelinha” para favorecer a empresa do médico “amigo”, faria parte da comissão que decidiria sobre a qualificação técnica da empresa.

Após a denúncia, o vereador Leo Cordeiro solicitou, e a Câmara aprovou, a convocação do Secretário de Saúde, Alexandre Furtado, para prestar esclarecimentos.

De qualquer forma, Escobar é uma figura conhecida em Itapema não só por ser polêmico, mas, principalmente, por transitar em “bastidores políticos” e possuir inúmeras fontes junto à políticos, empresários e demais setores da sociedade.

Como sempre é melhor prevenir do que remediar, não seria o caso do Ministério Público da Moralidade abrir um procedimento para analisar com uma “lupa” essa citada licitação?”

Esse foi o artigo publicado em 17/08/2023.

AS REAÇÕES E A RESPOSTA DE ESCOBAR

Muito bem, após isso, o vereador Leo Cordeiro (MDB), juntamente com os vereadores João Iris Romera (União), Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social e os membros da Comissão, vereadores Adriano Pivotto (PODE) e Raquel Aparecida Josino (UNIÂO), assinaram um “convite” datado de 19 de julho de 2023 para que o jornalista D. Lahyre Escobar comparecesse para uma reunião na Câmara Municipal reunião dia 25 de julho as 17:00hs para, querendo, esclarecer sobre os fatos que ele narrou no seu blog.

Como resposta, o jornalista Escobar (como é mais conhecido) publicou em seu blog:

“# Na semana passada, fiz uma crítica a uma licitação da saúde, comentei sobre um lobby, que algumas “áreas” da Saúde estão fazendo. O Vereador Leo Cordeiro, fez um pedido na comissão de Saúde, para que eu fosse convidado a falar sobre o fato: Achei estranho, afinal não sou pago como eles, para fiscalizar as coisas do Município, né!

# Primeiro que se me convidarem irei e ficarei calado, pois como jornalista, tenho prerrogativas de preservar minhas fontes. Então seria perda de tempo, o que nossos edis tem de sobra”.

A CONVOCAÇÃO DE ALEXANDRE SANTOS

Escobar optou por não comparecer à Câmara de Vereadores, motivando os edis a “convocar” o Secretário de Saúde, Alexandre Santos para comparecer à Sessão Ordinário do dia 01/08/2023 para prestar esclarecimentos.

Na tribuna da Câmara Municipal, o Secretário Alexandre Santos, entre outras coisas afirmou que:

“Estamos correndo com o processo licitatório com transparência e no rigor da lei”.

“E quando se fala em rede social, não estão me atacando, não estão atacando o secretário, mas é uma equipe, um grupo”.

“E a minha Comissão ficou bastante chateada da forma em que foi exposta pela rede social. Porque as pessoas estão assim na grande maioria das vezes na rede social: Apontam o dedo, mas não procuram escutar a outra pessoa. Primeiro se ‘taca pedra’.”

“Quando as coisas são certas e transparentes, eu boto a cabeça tranqüila no travesseiro todas as noites”.

“Ai quando foi dito que estaria ocorrendo uma possível sacanagem nesse processo licitatório, e que não iria acontecer, realmente, se for por transparência, por seguir a lei, então eu sou um baita de um sacana. Porque é assim que eu fui criado, assim que é a minha conduta na vida pública, com transparência, com honestidade”.

LEO CORDEIRO QUESTIONA ALEXANDRE

O vereador Leo Cordeiro, se manifestou após a fala do secretário, mostrando em telão na Câmara a fala do jornalista Escobar e afirmando que o que ele escreveu “tem muita gravidade” e por isso os vereadores o convidaram para esclarecer, e com sua negativa de comparecimento, optaram pela convocação do Secretário.

Além do mais, o vereador Leo Cordeiro mencionou o fato de que o jornalista Escobar muitas vezes traz informações “privilegiadas” de atos ou ações da Prefeitura que muitas vezes nem os vereadores sabiam e que acaba se confirmando.

E frisou que o jornalista Escobar recebe recursos do governo municipal, e mandou colocar na tela um artigo publicado pelo jornalista Escoar, datado de 04/07/2023, onde dizia que “hoje a tarde vão ser abertos os envelopes das empresas que vão explorar os serviços da UPA. Existe um movimento dentro da Secretaria da Saúde para que a empresa que toma conta do hospital Santo Antonio não ganhe a licitação. Aliás, dias atrás eu soube por um “passarinho” que o grupo que atua no hospital queria que alguns estagiários fizessem um estágio no Ceres. Algumas das cabeças mandantes afirmaram que não era possível. Então tá.

Entre um dos questionamentos que o vereador Leo Cordeiro fez ao Secretário Alexandre Santos, ele perguntou se o mesmo acreditaria que, após as afirmações publicadas pelo jornalista Escobar, isso poderia prejudicar de alguma forma o processo, a lisura do processo. Ao que o Secretário Alexandre Furtado respondeu que isso não iria interferir no andamento do processo licitatório.

Leo Cordeiro também questionou Alexandre Santos sobre se ele já havia questionado o jornalista por ter feito essa publicação. Ao que Santos respondeu que não conseguiu ver o jornalista desde que foram feitas as colunas, e que o mesmo teria viajado e usado isso como desculpa para não se fazer presente na Câmara de Vereadores.

Ainda questionando Alexandre Santos, Leo Cordeiro perguntou se o processo licitatório teria continuidade, ao que o secretário afirmou que sim, mencionando os prazos.

E o vereador finalizou da seguinte forma seus questionamentos a Alexandre Santos: – O que o jornalista escreveu é mentira, o senhor confirma que o que ele escreveu é mentira? Ao que o Secretário Alexandre Santos respondeu: – É cem por cento mentira e eu gostaria de saber quem é o “passarinho”. Com essa resposta de Alexandre, o vereador respondeu que também gostaria de saber. Então Alexandre Furtado complementou: – Isso é um mistério.

O vereador João Iris Romera, Presidente da Comissão de Saúde, afirmou que a fala do jornalista Escobar deixou a todos os vereadores e os membros da Comissão estarrecidos, pois colocaria em dúvida a credibilidade da nossa Administração Pública.

ANÁLISE NUA E CRUA

Diante de todo esse imbróglio criado com as várias publicações do jornalista Escobar, diante de todas as reações dos representantes do povo, os vereadores, em matéria que “viralizou” pela cidade de Itapema, com uma clara acusação, sem méis palavras de que o processo licitatório estaria “bichado”, para dizer o mínimo.

Diante do fato de que o Secretário de Saúde de Itapema ter afirmado categoricamente e sem pestanejar que as afirmações do jornalista Escobar eram cem por cento mentira.

Diante do fato de que, segundo Alexandre Santos, os membros da Comissão de Licitação teriam se sentido ofendidos pelas afirmações supostamente falsas do jornalista Escobar.

Diante do fato de que o próprio presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Itapema, vereador João Iris Romera, ter afirmado em Sessão Ordinária que teriam ficado “estarrecidos, pois colocaria em dúvida a credibilidade da nossa Administração Pública”, e ele mesmo é base do governo atual.

E, principalmente, diante do fato de que, mesmo após o Secretário de Saúde, Alexandre Furtado ter dito publicamente na Tribuna da Câmara Municipal que o processo licitatório denunciado pelo jornalista Escobar não tinha nenhum vício, que teria sido feito tudo às claras e com transparência, Alexandre Furtado não deu continuidade ao processo licitatório pelo que se sabe até o presente momento, e notem que a participação dele na Tribuna da Câmara se deu em 01/08/2023, ou seja, cerda de 10 meses atrás.

Ficamos ante todos esses “diantes”, tentando imaginar o que de fato aconteceu e, principalmente, o por que de o Secretário Alexandre Santos e sua equipe não terem processado criminalmente o jornalista por publicar matéria supostamente mentirosa, ou seja, “fake news”, já que todos teriam sido ofendidos, segundo se extrai da fala de Alexandre na Câmara.

Como o vereador Leo Cordeiro mencionou, Escobar receberia recursos da Prefeitura e teria acesso a muitas informações importantes.

Então, só podemos fazer um desafio público ao Secretário Alexandre Santos, tendo em vista que ele disse que as afirmações eram mentira, que daria continuidade ao processo licitatório e depois o tal processo licitatório ninguém mais viu e nem o processo contra o Escobar, somos levados a continuar em uma terrível dúvida sobre tudo.

Mas, somente para reflexão, imaginamos que, se um agente público é acusado falsamente de estar praticando ou intentando praticar um ato de corrupção, seria de se imaginar que ele processaria o jornalista que o acusou.

Agora, fica a dúvida quando o agente público é acusado mas não reage à altura, com convicção, denotando até mesmo a possibilidade de ter algum receio de enfrentamento, talvez até mesmo um certo “rabo preso”.

Neste caso, o melhor é ficar pianinho, e enfiar o “rabo no meio das pernas” e baixar a bola.

E c’est fini

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos