GAECO e GEAC realizam 3ª fase da Operação Mensageiro

O prefeito de Tubarão (SC), Joares Ponticelli do PP (foto), e seu vice, Caio Tokarski (União Brasil), foram presos hoje pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Eles estão entre os alvos da operação Mensageiro, que investiga um suposto esquema de corrupção na coleta de lixo em Santa Catarina. Agentes foram às ruas para cumprir oito mandados de busca e apreensão no estado. Os investigadores apuram se houve fraude em licitação, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina. A ação está em sigilo e já ocorreu no Vale do Itajaí, Sul e Norte catarinenses. Ponticelli é o sétimo prefeito detido no âmbito da operação. Os outros foram: Marlon Neuber (PL), de Itapoá; Antônio Ceron (PSD), de Lages; Luiz Henrique Saliba (PP), de Papanduva; Deyvison Souza (MDB), de Pescaria Brava; Vicente Corrêa Costa (PL), de Capivari de Baixo e Antônio Rodrigues (PP), de Balneário Barra do Sul.

GAECO NA ÁREA

O GAECO e o Grupo Especial Anticorrupção – GEAC, do Ministério Público de Santa Catarina – MP/SC cumpriram dois mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (14). Trata-se da Terceira fase da “Operação Mensageiro” em diversas regiões de Santa Catarina. As novas ordens judiciais expedidas pelo TJ/SC ainda estão sendo cumpridas no Sul do Estado e foram expedidas depois da análise dos depoimentos das testemunhas, dos investigados e das provas coletadas na primeira fase da operação que ocorreu em 6 de dezembro do ano passado.
A investigação está em curso há pouco mais de um ano pela Sub-procuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MP/SC, que atua, em conjunto com o GAECO e o GEAC, nas apurações de crimes funcionais de prefeitos. Ao todo, até agora já foram cumpridos 121 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão – todos os envolvidos alcançados até aqui seguem presos preventivamente. A apuração ainda corre em segredo de justiça, por determinação legal, mas, assim que for dada a publicidade dos autos, novas informações podem ser divulgadas.

ALCANÇADOS NO DIA DE HOJE

A Operação Mensageiro prendeu prefeito e vice de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), e Caio Tokarski (União Brasil). Ambos foram presos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas. Assim, fica demonstrado que não vale a pena praticar crimes dessa natureza, pois os órgão de fiscalização e repreensão estão atentos, e os envolvidos acabam indo parar na cadeia. Desta vez foi na cidade de Tubarão, outros tantos já foram presos, mas tem muito mais por aí… Estamos de Olho!

O QUE É GAECO E GEAC

O GAECO é uma força-tarefa coordenada pelo MP/SC e composta por integrantes da Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, da Secretaria Estadual da Fazenda, do Corpo de Bombeiros Militar, e da Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa. Por sua vez o GEAC é um grupo de membros do Ministério Público de Santa Catarina que atua em investigações e ação judiciais de combate à corrupção, cujos fatos venham a revelar maior gravidade ou complexidade.

Da Redação

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
ESPECIAL DE NATAL
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos