Pra começar, vamos discorrer sobre a eletricidade, esta importante invenção do homem
Quais são as formas de se conseguir energia elétrica?
A história da humanidade é marcada por grandes inovações que, se não tivessem sido descobertas, não permitiriam que o mundo se encontrasse na situação em que está atualmente. A energia elétrica é sem nenhuma dúvida alguma uma dessas importantes descobertas! Todavia, como ocorre em quase todas as intervenções do homem, a produção de energia causa impactos ambientais na natureza, em maior ou em menor grau, dependendo da fonte energética utilizada.
Quais são os principais impactos?
Para entender melhor esse assunto, fazemos um relato que foi produzido pelo Engegrid, que apresenta os principais impactos ambientais causados pelas fontes de energia existentes no planeta nos dias atuais.
ENERGIA FÓSSIL
Extração de petróleo em plataforma marítima.
Esse tipo de energia é produzido a partir do petróleo, carvão mineral e gás natural que, além de ser considerada não renovável, é um dos principais causadores da poluição atmosférica. Sem contar os derramamentos de óleo nos rios, mares e oceanos.
ENERGIA HIDRÁULICA
Energia advinda da água dos rios.
Apesar de não causar impactos após sua implantação, ela acaba causando um período de alagamento de grandes áreas, prejudicando a fauna, a flora e a população local. Sua construção é necessária, mas devem ser observadas todas as questões ambientais.
ENERGIA NUCLEAR
Usina de Angra 1 no RJ.
É considerada uma energia renovável, porém gera um lixo tóxico perigosíssimo e de difícil descarte. Isso sem contar com a possibilidade de acidentes como os de Chernobyl, na Ucrânia e na Central Nuclear de Fukoshima no Japão.
BIOMASSA

Usina de álcool combustível.
Apesar de gerar gases menos poluentes do que os tradicionais métodos de obtenção de energia, se ela for usada de forma incorreta, pode gerar erosão, chuva ácida e contaminação do solo. No Brasil essas usinas existem em grande número.
ENERGIA EÓLICA
Parques eólicos se estendem pelo país.
Esta é uma fonte de energia renovável que não gera poluição ambiental. Suas desvantagens, no entanto, são em relação ao barulho muito alto de suas hélices e da constante ocorrência de morte de pássaros existentes nessas regiões, que acabam se chocando com as hélices.
ENERGIA SOLAR
Energia captada do Sol através de placas fotovoltaicas
A energia vinda dos painéis solares é a que tem menor impacto ambiental. Para um país com sol intenso o ano todo, como o Brasil, esta é uma excelente forma de obter energia limpa e sustentável. Na Europa ela já é responsável por pelo menos 50% da produção geral.
——————-
Por L. Pimentel
Da Redação Folha do Estado








